Na tarde desta segunda-feira, o secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, organizou uma reunião entre representantes da AES Sul e o prefeito de Vespasiano Corrêa, Marcelo Portaluppi. Na ocasião, foram discutidas a celeridade das obras acertadas entre concessionária e município, e que preveem o fornecimento de energia trifásica para 90% da comunidade.

Segundo Redecker, as obras representam mais do que energia pra o interior do município. “Atualmente, sem uma rede trifásica é impossível investir em maquinário e desenvolver o mais importante setor de Vespasiano Corrêa. Essas obras são sinônimo de desenvolvimento”, disse.

Até o momento, a AES Sul já finalizou três obras, das 27 solicitadas pela Prefeitura, e nove outras estão previstas para iniciarem nos próximos 60 dias. Entretanto, Portaluppi solicita que o restante seja iniciado logo, já que o prazo dessas nove obras já venceram. “Seria interessante que fosse construído um cronograma para término desse trabalho, que é de suma importância para a comunidade vespasianense”, sugeriu.

De acordo com Evandro Grigol, coordenador de Planejamento de Obras e Projetos da AES Sul, não há município no estado que invista tanto no setor energético quanto Vespasiano. Por esse motivo, é imprescindível que a concessionária atenda as demandas do local. Entretanto, o cronograma deve ser estudado para realização das obras de grande porte, já que seria necessário o desligamento da rede. “Nós vamos estudar a melhor maneira de realizar essas obras, sem que haja prejuízo às ações da prefeitura e as demandas da comunidade. Pretendemos, entregar ao prefeito o cronograma de obras, em breve, para iniciarmos as obras”, concluiu.

Participaram também da reunião o secretário adjunto de Minas e Energia, Artur Lemos, Jonatan Bronstrup, assessor superior, Cláudio Zanuzo, vereador de Vespasiano Corrêa, Adriano Gabiatti, supervisor de Projetos da AES Sul, e Delmir Marques Gonçalves, coordenador de Atendimento Corporativo e Poder Público.