bandeira1

A Assembleia Legislativa gaúcha foi palco, neste sábado, do lançamento oficial da pré-candidatura da senadora Ana Amélia Lemos ao governo do Estado pela coligação PP, PSDB e Solidariedade. O principal convidado do evento foi o pré-candidato à presidência da república e senador Aécio Neves. A esperança foi eleita a palavra-chave da campanha, após uma pesquisa de opinião feita pela coligação que detectou que é isso o que os gaúchos esperam da política.

Durante entrevista coletiva, Aécio teceu uma série de críticas aos governos Lula e Dilma, prometendo reduzir pela metade os ministérios e os cargos de confiança caso seja eleito, acrescentando que nos seus primeiros seis meses de governo encaminharia uma reforma tributária.

Sobre a Copa, Aécio disse ser favorável a realização do megaevento, mas criticou “o improviso e a ineficiência” do governo federal que teria cumprido “menos de 40% do que foi compromissado” para a Copa do Mundo. Já na questão envolvendo a principal política de assistência dos governos petistas, o Bolsa Família, Aécio prometeu manter o programa, mas qualificá-lo.

Para a militância, Aécio ressaltou o simbolismo da aliança com o PP no Rio Grande do Sul, afirmando que é a mais importante construída pelo PSDB no Brasil. E elogiou a senadora, a quem definiu como “a mulher mais completa na política do Brasil” e a “grande novidade” no cenário político nacional. Garantindo que os dois representam “a grande mudança” que o país e o Estado precisam.

Já a senadora Ana Amélia criticou o atual governador Tarso Genro por prometer e não cumprir o pagamento do piso do magistério nos índices atualizados, evitando promessa semelhante. “O governador, quando ministro, assinou o piso para o magistério. Quando candidato em 2010 prometeu que pagaria. Como governador, não cumpriu a palavra. Eu não posso repetir esse erro. O meu compromisso é fazer um esforço gigantesco para ajustar o estado para que com esta sobra de dinheiro se possa pagar o piso dos professores”, afirmou Ana Amélia.

Os dois pré-candidatos também afirmaram que as decisões sobre seus vices ainda não foram tomadas. Enquanto Cassiá Carpes (SDD) é o principal nome para acompanhar Ana Amélia no momento, Aécio disse que o assunto será decidido na convenção nacional do partido, no dia 14 de junho.

BANDEIRA FARROUPILHA – Para selar a aliança entre os três partidos, o líder do PSDB na Assembleia Legislativa, deputado estadual Lucas Redecker, e o vereador de Porto Alegre, Cláudio Janta (SDD), entregaram a bandeira do Rio Grande do Sul para a senadora. “Nesta bandeira estão depositadas as esperanças de todos os gaúchos que esperam um futuro melhor para o Estado, que agora está nas mãos da senhora”, afirmou Redecker.

Ao final do encontro, Redecker afirmou que a aliança com o PP agrada aos tucanos, pois ambos os partidos tem um legado de muito trabalho em prol da sociedade gaúcha. O parlamentar disse ainda que é muito bom ver os tucanos mobilizados e acredita que um ciclo está por se encerrar no Estado.

* Com informações Jornal Correio do Povo