A ponte sobre o arroio Pampa, na Avenida dos Municípios, está mais próxima da realidade. A obra já está licitada, com a empresa vencedora definida e com os recursos necessários disponíveis, num total de R$ 1,2 milhão. A informação é do deputado estadual Lucas Redecker, que esteve em audiência na última segunda-feira (27) com o secretário da Infraestrutura e Logística, Caleb de Oliveira. O secretário não informou a data da retomada das obras, apenas que ela depende da emissão da ordem de início por parte do Daer.

O diretor de Infraestrutura da Seinfra, José Luis Barbosa Gonçalves, explicou que o projeto foi submetido a uma reformulação de cálculo estrutural, modificando assim a capacidade máxima da ponte de 25 para 45 toneladas. “O Daer não constrói mais pontes com menos de 45 toneladas atualmente. Faremos uma ponte totalmente nova, desde a sua fundação”, informou ele. Além disso, ela passou de 44 para 50 metros de extensão e terá 12,6 metros de largura. A empresa responsável pela obra é a EPT – Engenharia e Pesquisas Tecnológicas.

“Essa é uma excelente notícia para Novo Hamburgo, pois é um pleito muito antigo da comunidade e porque muitas vezes bati na porta da secretaria para pedir a construção da ponte”, disse Redecker. O parlamentar informou ao secretário que havia apresentado emenda ao Orçamento, destinando recursos para o pleito, porém ela foi rejeitada pelo governo Tarso.

A Avenida dos Municípios tem sete quilômetros de extensão e liga o município de Novo Hamburgo a Campo Bom.