O deputado estadual Lucas Redecker reuniu-se com o secretário estadual dos Transportes, Pedro Westphalen, na manhã desta quarta-feira (22). Na pauta do encontro estavam as obras da ponte na Avenida dos Municípios, que estão paradas. Participaram da reunião também o diretor de Infraestrutura Rodoviária do Daer, Luciano Faustini, e o assessor especial da Prefeitura de Novo Hamburgo, Cássio Bortolini, representando a prefeita Fátima Daudt.

Redecker, assim como a prefeitura, cobraram o início da obra, conforme termo assinado em solenidade no Palácio Piratini em novembro do ano passado. “A comunidade não aguenta mais escutar a história dessa ponte. Precisamos solucionar esse problema, pois ela é estratégica para o desenvolvimento de Novo Hamburgo, Campo Bom e municípios vizinhos”, afirmou o deputado.

O secretário Pedro Westphalen afirmou que os problemas, desta vez, são com a empreiteira licitada, que está no Cadin. Conforme ele, a secretaria aguarda a regularização da situação da empresa e a retomada dos trabalhos nos próximos dias. Disse ainda que o dinheiro segue à disposição e será repassado à medida que as etapas da obra forem concluídas. A mesma dificuldade tem sido registrada em outras obras sob responsabilidade da empreiteira, acrescentou o secretário.

Saiba mais

A ponte tem 44 metros de comprimento e 12,6 m de largura. O investimento é de R$ 1.198.218,55 milhões do Tesouro do Estado e está sob a responsabilidade da EPT Engenharia e Pesquisas Ltda. A ponte é importante para a região do Vale do Sinos, porque liga os municípios de Sapiranga, Campo Bom e Novo Hamburgo a partir do acesso pela ERS-239.

A conclusão da obra é aguardada há mais de 20 anos. Ao longo desse período vários entraves ocorreram, como uma disputa judicial na desapropriação da área de terras, o deslocamento de uma rede elétrica, além da necessidade de ajustes essenciais no projeto.