Depois de décadas de espera, a “Estrada dos Aterrados”, localizada entre os municípios de Tabaí e Taquari, foi finalmente inaugurada na tarde desta quinta-feira (15). Com investimento de R$ 7,3 milhões, o projeto pavimentou 7,1 quilômetros por meio do programa Convênios Municipais, executado pela Secretaria dos Transportes através do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), em parceria com os municípios.

Com a nova via, a população do Vale do Taquari ganha uma ligação asfáltica entre a RSC-287 e a BRS-386, duas importantes rodovias do Rio Grande do Sul. Também beneficia o escoamento da produção e o transporte de trabalhadores, estudantes e pacientes que buscam atendimento em centros de referência, ampliando a agilidade e segurança do tráfego na rota.

“Inaugurar a pavimentação da Estrada dos Aterrados é sinônimo de muito trabalho e dedicação. Tenho certeza de que estas melhorias feitas aqui geram oportunidades de crescimento e desenvolvimento econômico para a região, transformando a realidade de muitos moradores”, afirmou o governador José Ivo Sartori.

O deputado estadual Lucas Redecker também esteve na solenidade, assim como em novembro de 2016, quando foi dado o pontapé no início das obras. Ele disse que desde criança ouvia falar sobre as péssimas condições da estrada e que por ali não deveria se passar, já que a manutenção da estrada era ruim e os carros acabavam atolando. “Muitas pessoas trabalharam para que esta estrada pudesse ser hoje inaugurada, mas é a comunidade que está de parabéns, por cobrar e pressionar as autoridades para que isso acontecesse. Hoje o dia é para comemorar e celebrar esta vitória, pois não devemos esquecer que ao mesmo tempo que estamos aqui inaugurando uma estrada, há inúmeras outras aguardando serem concluídas”, afirmou o deputado.

Para o deputado, a estrada facilita a vida de quem mora em Taquari e Tabaí, mas outros municípios, como Teutônia, Paverama, Venâncio Aires também se beneficiam, pois a rodovia encurta distância entre diferentes regiões do RS.

Parceria entre estado e municípios

Com a ordem de reinício das obras assinada pelo governador em março de 2016, o projeto contou com R$ 5,8 milhões repassados pelo Estado, mediante financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O restante do valor foi composto pela contrapartida dos municípios de Taquari e Tabaí, que trabalharam em conjunto na conclusão das obras.

Para o prefeito de Tabaí, Arsênio Cardoso, a pavimentação da Estrada dos Aterrados representa uma melhoria para todos. “Como governantes, estamos sempre preocupados em melhorar a vida das comunidades. Logo, ver esta obra de pavimentação sendo entregue é uma grande realização não só para Tabaí, mas para toda a região do Vale do Taquari”, destacou.

“É um desejo que temos há muito tempo. Hoje, após a conclusão da pavimentação, quero destacar que para todo o objetivo que se almeja alcançar, primeiramente precisamos acreditar. E foi isso que a comunidade fez. Nós acreditamos, perseveramos e hoje inauguramos uma obra fundamental para o crescimento da região”, ressaltou Emanuel Hassen de Jesus, prefeito de Taquari.