Na manhã desta quinta-feira, o secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, participou da reunião do Grupo de Atendimento ao Estado do Rio Grande do Sul, do Operador Nacional do Sistema (ONS), representado pelo diretor-geral da entidade, Luiz Edurardo Barata. Na ocasião, Manoel Botelho, diretor executivo da ONS, afirmou que o estado do Rio Grande do Sul têm capacidade energética suficiente para suportar o aumento da carga durante o verão 2016/17. Ou seja, está garantido o abastecimento para o período. Também foi feito o acompanhamento das obras de infraestrutura do setor, além de realizadas apresentações da ONS e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

O secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, abriu a reunião dando boas-vindas aos representantes de entidades do setor. Redecker reconheceu as dificuldades que o estado enfrenta, mas diz sentir-se confiante com o trabalho realizado pela Secretaria. “Desde que assumimos a pasta, fizemos todos os esforços para que os empreendedores tivessem um amplo estudo sobre as potencialidades energéticas do estado. Além disso, desenvolvemos um grupo de trabalho junto a Fepam para agilizar o processo de licenciamento ambiental”, disse.

Para Botelho, as ações da Secretaria de Minas e Energia são eficiente, e têm mudado o panorama energético gaúcho. Segundo o diretor, o trabalho realizado pela SME é “fantástico”, pois tem juntado esforços de diversas entidades públicas e privadas do setor. “O sistema energético gaúcho é altamente confiável, o que garante o abastecimento para o próximo verão. Seguindo este trabalho, o Estado se encaminha para tornar-se um exportador de energia”, completou.

Segundo Barata, isso se deve muito ao acompanhamento precoce que tanto SME como Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) realizam junto aos investimentos no setor. “Essa proximidade entre entidades públicas e setor privado logo no início do processo dão celeridade ao processo de licenciamento, uma das maiores dificuldades do setor”, disse.

O coordenador da Região Sul da EPE, Thiago Dourado, apresentou os estudos realizados pela entidade. Até o momento, foi mapeada a situação energética das regiões Metropolitana, Noroeste parte 1 (Cruz Alta) e Serra. Além disso, adiantou que em 2017 iniciam os estudos da região Noroeste parte 2 (Guarita e Santa Rosa).

Participaram também da reunião Paulo de Tarso Pinheiro Machado, presidente da CEEE, e Edivilson Meurer Brum, diretor-presidente da CRM, além de diversas entidades públicas e privadas do setor.