Todos nós que fazemos parte do governo Sartori, recebemos o Estado quebrado. Um triste quadro de caos instaurado nas finanças e na estrutura. Na minha área, de Minas e Energia, cito o caso da CEEE, uma das mais importantes estatais, seriamente ameaçada pelo Governo Federal de perder a concessão para levar energia elétrica a cerca de 4,8 milhões de gaúchos.

No último balanço, os prejuízos acumulados pela CEEE Distribuidora alcançaram R$ 1,39 bilhão. Some a este rombo, gestões baseadas em critérios mais políticos do que técnicos, a equipe de funcionários desmotivada, equipamentos sem manutenção por falta de orçamento, compras mal feitas e indicadores cada vez mais negativos. Este é um resumo breve de como recebemos a CEEE. Um orgulho histórico dos gaúchos, na iminência de chegar ao seu fim.

Seja em uma empresa pública, privada, ou até mesmo na sua casa, quando se gasta mais do que se arrecada, quando as pessoas envolvidas estão desmotivadas, quando é preciso fazer investimentos para qualificar o serviço e não há orçamento sobrando, qual a melhor solução? Pessoalmente acredito que a única resposta sustentável passa por um choque na gestão. Foi nisto que apostamos, escolhendo profissionais com capacidade técnica elevada para desempenhar funções críticas, controlando os gastos ao limite, desenvolvendo novos processos, mais rápidos, baratos e de maior eficácia, estabelecendo metas, seguindo o planejamento e, principalmente, respeitando a história da companhia e das pessoas que a construíram.

O resultado? Neste dia 8 de dezembro assinamos em Brasília a renovação da concessão da CEEE, por mais 30 anos. Além disso, no último período de avaliação, entre todas as distribuidoras de energia do Brasil, foi a nossa CEEE que obteve a maior redução no índice DEC-FEC, que mede a duração e a frequência nas interrupções ao consumidor. E em breve, com o aprofundamento nas reformas estruturais, veremos a CEEE cada vez mais forte, cumprindo com excelência seu papel no desenvolvimento do nosso Estado.

Lucas Redecker
Secretário de Minas e Energia do Estado do RS