O secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, junto com a direção da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), recebeu esta semana o novo diretor presidente da Eletrobras CGTEE, o engenheiro eletricista Francisco Romário Wojcicki, que havia tomado posse do cargo no último dia 10 de novembro. Vindo do Ministério de Minas e Energia (MME), substitui Sereno Chaise, que ingressou na empresa em 2003, como diretor Financeiro, e desde 2006 exercia o cargo de presidente.

Redecker destacou o desejo de manter uma relação de proximidade com a nova direção da CGTEE, uma vez que a empresa é o maior cliente da CRM hoje, adquirindo todos os meses 99% de todo o carvão mineral produzido por ela. O secretário ainda informou que a secretaria acaba de criar o Comitê de Planejamento de Mineração no RS, o Comergs, que terá como missão debater todos os assuntos relacionados ao tema no âmbito do RS. Enfatizou ainda que é desejo do governo do Estado ampliar o uso do carvão mineral, uma vez que o RS dispõe de mais de 90% das reservas desse insumo no país.

Segundo Romário, a sua indicação renova e aumenta seu empenho em assegurar ambiente propício à recuperação financeira da empresa, em assegurar ações em defesa do carvão mineral, recurso considerado importante para o Estado e para o País. Na sua opinião, assegurar novos investimentos, participações em leilões futuros, expansão da empresa e ampliação do parque gerador, com estratégia, regras claras e efetivas, são fundamentais.

“É certo afirmar que o atual modelo do setor elétrico foi exitoso e assegurou, além de mecanismos confiáveis e efetivos para contratação da energia necessária para atender o crescimento da demanda no País, a redução dos riscos de investimentos em energia, em geral intensivos em capital e de longo prazo. Este mesmo modelo consolidou o planejamento energético setorial. Porém, como tudo que é dinâmico, atualmente, requer aprimoramentos que venham assegurar respostas efetivas às questões que surgiram ao longo dos últimos anos ou que resultaram de sua própria aplicação. Neste sentido, tanto o modelo quanto o planejamento devem passar por adequações e aprimoramentos”, ressaltou.

A Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica – Eletrobras CGTEE é uma empresa do Sistema Eletrobras e possui os direitos de exploração e produção de energia elétrica através de suas usinas termelétricas instaladas no estado do Rio Grande do Sul. Sua maior unidade fica localizada em Candiota, Metade Sul do RS.