al_RS_

Nesta segunda-feira (31), a partir das 14 horas, no Plenário 20 de Setembro do Palácio Farroupilha, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul realiza a sessão solene de posse dos 55 deputados eleitos e reeleitos e de instalação da 53ª Legislatura (2011-2014).

A sessão solene terá início com a execução do Hino Nacional, interpretado pelo tenor Eduardo Bighelini, acompanhado no teclado por Rodrigo Cattani. Logo depois, o deputado Giovani Cherini ocupará a tribuna para fazer o último pronunciamento como presidente do Legislativo gaúcho.

Na sequência, os 55 deputados eleitos deverão prestar o compromisso regimental, lido por Cherini, conforme consta no artigo 7º do Regimento Interno da Assembleia Legislativa:

“Prometo manter, defender e cumprir a Constituição do Estado e desempenhar com toda a lealdade e dedicação o mandato que me foi confiado pelo povo rio-grandense”.

Cada deputado, em pé, ratificará nominalmente a declaração dizendo “assim o prometo”. Após o ato de posse, o presidente dos trabalhos irá declarar instalada a 53ª Legislatura.

Lucas Redecker

Lucas_Redecker_PSDB_Aos 29 anos, será o segundo deputado mais jovem a assumir em 2011 – e de nunca ter ocupado cargo público eletivo, Lucas Redecker (PSDB) acumula recordes. Ao eleger-se com 69.043 votos, fez a quinta maior votação da 53ª Legislatura e o melhor desempenho do seu partido para a Assembleia Legislativa.

Conforme o lema utilizado em sua campanha “Uma nova geração, o mesmo compromisso”, Lucas Redecker pretende dar continuidade ao trabalho do pai. Além de estar presente em debates sobre saúde, educação e segurança, deseja dar atenção especial ao tema da agricultura e da geração de emprego e renda, demandas diretamente ligadas à cidade e à região onde foi mais votado.

Em sua terra natal, Novo Hamburgo, obteve sua maior votação, 16.955 votos. Em termos de região, teve desempenho expressivo no Vale do Taquari, em cidades como Taquari (4.684), Teutônia (3.612), Lajeado (2.183), Paverama (1.828), Santa Clara do Sul (1.591) e Estrela (1.160). “Também temos uma forte ligação com o Vale do Caí e com a região das Hortênsias”, destaca.

Redecker também deverá lutar em prol de propostas para a juventude. “Quando fui presidente da Juventude Estadual do PSDB tive condições de conviver um pouco com as demandas da juventude. Elas tem relação com a busca de oportunidades: tanto em termos de educação, em todos os setores e em todos os níveis, quanto a respeito da geração de emprego e renda, importante para que eles possam entrar no mercado de trabalho. Acho interessante que teremos uma bancada jovem na Assembleia, de deputados eleitos por vários partidos”.

Sobre o mandato, Lucas promete muito trabalho. “Nós temos compromissos com o Rio Grande e com a sociedade gaúcha. Faremos nosso papel como oposição fiscalizando as ações governamentais e buscando auxiliar os municípios nas suas demandas. Trabalharei pela política voltada para a coletividade, com respeito ao dinheiro público e cobrando resultados”, finaliza.