audiencia_chapada

A pedido do deputado estadual Lucas Redecker, o secretário de Infraestrutura e Logística do RS, Beto Albuquerque recebeu comitiva do município de Chapada e Carazinho, nesta quarta-feira (25), para tratar sobre a pavimentação da ERS-330

Redecker disse ao secretário que espera que o trecho seja priorizado pelo governo, uma vez que a comunidade regional espera há mais de 50 anos pela pavimentação da rodovia. “É difícil imaginar um município hoje em dia que não tenha uma estrada em condições para escoar sua produção. A região onde está Carazinho e Chapada dobrou a produção de grãos nos últimos anos e precisa dessa estrada asfaltada”, disse o deputado. 

O vereador do município de Chapada e presidente da Comissão Pró-asfalto, Jorge Hofer, apresentou um dossiê detalhado sobre a rodovia, incluindo o histórico de lutas da comunidade pela pavimentação. Conforme ele, a reivindicação conta com o apoio de mais sete município e deverá beneficiar uma população de pelo menos 500 mil habitantes. O grupo apresentou ainda documento assinado na década de 50, quando pediram ao então governador Leonel Brizola a pavimentação do trecho. “Não queremos passar na frente de outros municípios para conseguir o asfalto, apenas sermos promovidos por antiguidade”, disse brincando uma das lideranças. 

O secretário, por sua vez, disse que a expectativa é retomar 18 acessos asfálticos neste ano e outros 30 no ano que vem, conforme cronograma anunciado na última semana. Albuquerque não comprometeu-se em retomar as obras por enquanto, mas acenou com a possibilidade de negociar a inclusão do trecho no empréstimo que o Estado está buscando junto ao BNDES e Banco Mundial (Bird). 

O trecho a ser pavimentado tem 23 quilômetros e liga o município de Carazinho, passando pelo distrito de Tesouras em Chapada, terminando no município de Derrubadas. O custo da obra está estimado em mais de R$ 17 milhões. 

Participaram da audiência também os deputados estaduais Pedro Westphalen e Zilá Breitenbach. Do município de Chapada participaram o prefeito Larri Lui, o ex-prefeito Gelson Miguel Scherer, o vereador Paulo Jair Costa Campana e o presidente da Coagril Alzerino Rigodanzo e Cristian Cemin, representando o município de Carazinho.