A pedido do deputado estadual Lucas Redecker, foi realizada audiência na tarde desta quarta-feira (22) na Secretaria de Segurança Pública (SSP), com o objetivo de pedir reforço de viaturas e efetivo para a Brigada Militar de Teutônia. Participaram também do encontro com o assessor da secretaria, Felipe Pires da Silva, o prefeito de Teutônia Jonatan Bronstrup, o presidente do Consepro Egon Fritzen e o tesoureiro Frederico Dahmer.

O deputado estadual Lucas Redecker argumentou que o município localiza-se numa posição estratégica no Vale do Taquari, com rotas de fuga para diversas outras cidades, o que é motivo permanente de preocupação. O pedido também foi referendado pelo prefeito Jonatan Bronstrup. Ele entende que o fato da comunidade desfrutar de uma boa qualidade de vida e uma renda per capita elevada para os padrões da região tem atraído olhares externos. Tanto Redecker quanto o prefeito enfatizaram a necessidade da demanda ser atendida com a maior brevidade possível.

De acordo com o representante da secretaria, atualmente Teutônia conta com um efetivo de 36 policiais militares (incluindo os 10 da Polícia Rodoviária Estadual). Até o fim de maio, garantiu, serão formados 1.300 novos policiais militares, ocasião em que Teutônia deverá ser contemplado. Com relação as viaturas, o assessor informou que uma licitação para compra de novos veículos está em andamento, mas não precisou a data nem quantas viaturas o município poderá receber.

Na ocasião também, o presidente do Consepro, Egon Fritzen, e o tesoureiro da entidade, Frederico Dahmer, detalharam as obras de construção da sede própria da Brigada Militar de Teutônia, que está sendo erguida com recursos arrecadados pelo Consepro e com o apoio de R$ 250 mil da prefeitura. No total, a obra deverá ter 724 metros quadrados e custar quase R$ 700 mil. A previsão é de que até o fim de abril ela esteja concluída.

Fritzen ainda ressaltou que a comunidade de Teutônia tem feito a sua parte. Ele citou como exemplos da parceira com os órgãos de segurança a construção da sede para a Polícia Civil e da Brigada Militar, investimentos na ordem de mais de 80 mil na manutenção de viaturas nos últimos cinco anos, entre outros.