Representantes do Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Vale do Taquari (CODETER VT) realizaram audiência com o secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, para discutir o fornecimento de energia na região. Na reunião, as lideranças relataram diversos problemas recorrentes à população, desde a interrupção no sistema até queda na força. Além disso, os produtores rurais, área com maior concentração de falhas na rede, vêm sofrendo perdas significativas, como queima de aparelhos e incapacidade de produção por causa desses problemas.

O CODETER congrega 37 municípios do Vale do Taquari, que totalizam mais de 87 mil habitantes, sendo 26% deles produtores rurais. Segundo Luciano Carminatti, coordenador regional do Sindicato dos Trabalhadores do Vale do Taquari, a população não pode ficar sem a devida atenção da AES SUL, concessionária da região, que precisa melhorar o serviço e dar resposta com maior agilidade. “Hoje, o produtor rural não pode aguardar 48 horas para o reestabelecimento da energia elétrica, que é o que garante sua produção”, completa.

Para o secretário, a área rual gaúcha deve ser priorizada, já que é uma das principais atividades econômicas do Estado. “O desenvolvimento rural é sinônimo de desenvolvimento econômico para a região. Nós da Secretaria trabalhamos constantemente para melhorar as condições de produção, e a energia é indispensável para isso”, disse. Para tanto, o secretário sugeriu que fosse marcada uma reunião, que deve acontecer no próximo mês, para que CODETER e AES Sul abram o diálogo, com intermédio da Secretaria, e cheguem a uma solução.

Participaram também da reunião o Secretário de Meio Ambiente de Colinas, Harri Luckmeier, a Coordenadora do Grupo da Alimentação Escolar, Lourdes Reni Scharb, e o produtor rural, Realdir Tepper Schmidt.