DSC_0071_
Vereadores do município de Bom Princípio estiveram reunidos com o secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, nesta quinta-feira (12), quando apresentaram reivindicações relacionadas aos serviços de telefonia móvel e abastecimento de energia elétrica. Participaram da reunião os vereadores André Luiz Kercher, Junior Selbach, Ramiro Miguel Flach e Adriano Artus.

Quanto ao fornecimento de energia elétrica, eles pedem reforço na carga energética, uma vez que a energia fornecida é insuficiente em relação a demanda, causando prejuízos aos consumidores, produtores rurais e às indústrias. “Em muitos locais, a rede não comporta o consumo e desliga quando ultrapassa a capacidade da rede”, informou o vereador André Luiz Kercher. Eles ainda pediram melhorias na rede, substituição de postes, entre outros. O vereador destacou também a necessidade de instalação de rede trifásica, especialmente no campo.

Com relação ao sinal de telefonia móvel, o grupo entregou ofício solicitando ao secretário que interceda pelo município junto às operadoras Oi, Claro, Tim e Vivo, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados.

Redecker ouviu atentamente as ponderações e solicitou aos vereadores que façam um relatório especificando os problemas existentes e locais que devem ser priorizados, para que ele possa fazer o encaminhamento.

O secretário afirmou ainda que está buscando alternativas e as parcerias necessárias para reforçar a rede trifásica no campo, sem onerar os agricultores. Redecker disse que tem conhecimento dos problemas de energia que afetam o setor primário em diversas regiões do RS e que tem duas grandes metas à frente da Secretaria de Minas e Energia: reestruturar a CEEE, para que seja referência no país em prestação de serviços de qualidade, bem como criar o Plano Energético do RS, cujos trabalhos devem iniciar ainda neste mês de março. O Plano Energético, esclareceu o secretário, tem como meta apontar as necessidades e os gargalos que precisam ser enfrentados para que tenhamos um abastecimento continuado e de qualidade pelos próximos 10 anos.

Redecker disse também que vai buscar a parceria entre as concessionárias e prefeituras para a realização de podas regulares, com o objetivo de diminuir as interrupções. “Temos que fazer podas preventivas para que, quando ocorrerem os temporais, a luz não caia com tanta facilidade”, afirmou.

O secretário ainda recebeu de presente produtos produzidos no município.