DSC_0126_
DSC_0091_
O secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, recebeu em audiência durante esta semana, o prefeito de Barão, Jefferson Schuster Born, que solicitou recursos financeiros para a implantação da rede trifásica na localidade de Linha Pimenta, interior do município. “Os recursos são de fundamental importância, pois a rede trifásica permitirá o aumento da produção leiteira e melhoria da qualidade dos prestadores de serviços e atenderá uma comunidade de 50 famílias”, explicou o prefeito. De acordo com o prefeito ainda, a atual rede pertence a Certel e o custo do projeto está estimado em R$ 155 mil reais.

O secretário prontificou-se em ajudar e afirmou que está buscando alternativas e as parcerias necessárias para reforçar a rede trifásica no campo, sem onerar os agricultores. O secretário ainda afirmou que tem conhecimento dos problemas de energia que afetam o setor primário em diversas regiões do RS e que tem duas grandes metas à frente da Secretaria de Minas e Energia: reestruturar a CEEE, para que seja referência no país em prestação de serviços de qualidade, bem como criar o Plano Energético do RS, cujos trabalhos devem iniciar ainda neste mês de março. O Plano Energético, esclareceu o secretário, tem como meta apontar as necessidades e os gargalos que precisam ser enfrentados para que tenhamos um abastecimento continuado e de qualidade pelos próximos 10 anos.

O secretário ainda afirmou que vai buscar a parceria entre as concessionárias e prefeituras para a realização de podas regulares, com o objetivo de diminuir as interrupções. “Temos que fazer podas preventivas para que, quando ocorrerem os temporais, a luz não caia com tanta facilidade”, afirmou.

Redecker ainda recebeu de presente uma cesta com produtos produzidos no município. Participaram da reunião também o ex-prefeito Valerio José Caliari, o secretário de Obras Ildo Andre Schuh e a professora Edy Rita Vier Caliari.