Foi sancionada na manhã desta quarta-feira (18) pelo governador José Ivo Sartori, o projeto de lei que declara o Freio de Ouro de relevante interesse cultural do Rio Grande do Sul. A proposta foi aprovada com 45 votos favoráveis em sessão plenária da Assembleia Legislativa.

O líder da Bancada do PSDB, deputado Lucas Redecker, também prestigiou a cerimônia. Redecker, que é apreciador da raça crioula, lembrou que a competição, realizada desde 1982, é considerada a principal ferramenta de seleção do cavalo crioulo. “O cavalo crioulo é parte da nossa história e está sempre associado a imagem do gaúcho. Ele é símbolo e patrimônio cultural do Estado e por isso merece esse reconhecimento”, afirmou Redecker.

De acordo com o deputado Sérgio Turra, autor da proposta, a raça crioula gera 300 mil empregos no país e movimenta mais de R$ 1 bilhão por ano. A cada ciclo, as provas reúnem milhares de espectadores, sendo disputadas inclusive fora do Rio Grande do Sul, em estados como Paraná e São Paulo, movimentando o turismo.

O texto aprovado pela Assembleia também inclui as credenciadoras, classificatórias e a final no Calendário Oficial de Eventos do Estado.