O edital para a contratação da construção de passarela para pedestres na ERS-239 foi assinado nesta segunda-feira (26), em ato realizado na Câmara de Vereadores de Sapiranga. Com investimento de R$ 955 mil, a estrutura será erguida no km 29, entre os bairros Vila Nova e Amaral Ribeiro, onde há grande fluxo de pessoas que buscam atravessar a rodovia. A abertura das propostas está marcada para o dia 19 de abril e a obra deve levar cerca de 4 meses após iniciada.

O deputado estadual Lucas Redecker, que representou o Parlamento no ato, disse que a passarela, a exemplo de tantas outras obras de infraestrutura no país, nasce tarde. Disse que lembra do início da busca dos recursos da obra, em 2011, junto com a ex-vereadora Bruna Blos e com o atual vereador Leonardo Braga e que apresentou diversas emendas ao orçamento do Estado pedindo a obra, que acabaram rejeitadas pelo relator.

Redecker também disse que foi contra a criação da EGR, mas que ao longo deste mandato ela tem se esforçado em prestar um bom trabalho para a sociedade, ainda que o dinheiro arrecadado vá para o caixa único do Estado e muitas vezes seja utilizado com outras finalidades. “A capina está funcionando e as obras em Taquara também estão andando, mas esse não é nenhum favor da EGR para o cidadão, que paga para transitar na rodovia”, afirmou. Redecker ainda elogiou o presidente da entidade, dizendo que o modelo de gestão adotado na empresa está funcionando. Ele também manifestou preocupação quanto a necessidade de se orientar a população para que utilize a passarela, ajudando assim efetivamente a reduzir a incidência de acidentes na região.

“Esperamos que com esta passarela, e futuramente a outra que também será construída, consigamos reduzir ou até mesmo fazer cessarem as mortes por atropelamentos ao longo deste trecho. A segurança é o fator que mais levamos em conta, pois vidas não têm preço”, explica o diretor-presidente da EGR, Nelson Lídio Nunes.