Em ato realizado na Assembleia Legislativa, foi instalada a Frente Parlamentar em Favor da Extensão do Trensurb até Sapiranga e Taquara, com o objetivo de garantir junto aos governos os recursos necessários para a obra, além de discutir com a sociedade o melhor traçado para essa extensão.

O deputado estadual Lucas Redecker também é membro da frente e afirmou que a região está mobilizada em prol da extensão do Trensurb até Sapiranga e Taquara. Prova disso é que frentes parlamentares e comissões especiais sobre o tema já foram criadas em Sapiranga, Campo Bom, Nova Hartz, Taquara e Araricá.  “Essa obra já deveria ter saído do papel há muito mais tempo. Lembro que desde 1994, meu pai (o ex-deputado federal Júlio Redecker) vinha defendendo a extensão do metrô até Sapiranga. Com os recursos garantidos para a realização dos estudo de viabilidade técnica, precisamos agora garantir junto ao governo federal os recursos para as próximas etapas da obra”, afirmou Redecker. Segundo dados das associações de municípios, a região perde R$ 800 milhões por ano devido ao congestionamento da BR-116.

A extensão em mais 16 ou 17 quilômetros, a partir de Novo Hamburgo vai ajudar a desafogar o trânsito, na avaliação de Redecker, desde que haja uma oferta adequada de vagões para os passageiros, com curtos intervalos de tempo e um horário de amplo funcionamento. “O metrô traz consigo a possibilidade de ampliar o desenvolvimento econômico de Sapiranga e de todo o seu entorno, além de trazer um benefício social enorme para os usuários, que poderão deslocar-se a um custo baixo e otimizar o tempo de deslocamento, hoje perdido em intermináveis congestionamentos na BR 116. Estou à disposição da comunidade para ajudar no que for necessário para que esta obra se torne realidade”, afirmou.