A instalação de uma planta de produção de biometano entre os municípios de Harmonia e Tupandi foi novamente tema de audiência com o secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker. Como a agricultura é a principal fonte econômica desses municípios, sendo a criação de aves e de suínos as principais atividades, os prefeitos Carlos Alberto Fink (Harmonia) e Hélio Inácio Müller (Tupandi) viram no biometano a oportunidade de gerar mais desenvolvimento e renda para a população, além de dar um destino nobre aos dejetos resultantes da produção de frangos e suínos.

O projeto que as lideranças pretendem implantar engloba as seguintes etapas: estudo de viabilidade técnica e econômica, avaliação das emissões de CH4, CO2, N2o, implantação de biodigestores anaeróbicos, sistema de geração de energia por biogás, transporte dos dejetos por tubulações ou trator, uso do lodo estabilizado como fertilizante.

O estudo de viabilidade técnica e econômica está pronto e foi preparado pela Sulgás. De acordo com o documento, o total estimado de biometano a ser produzido a partir dos dejetos de Harmonia é de 3.723 m3/dia e de Tupandi 2.978 m3/dia. Os dois municípios juntos têm condições de produzir diariamente 6.700 m3.

Redecker disse que os dois municípios só tem a ganhar com essa iniciativa que vai ao encontro do trabalho que a Secretaria de Minas e Energia vem desenvolvendo para ampliar a produção de biometano nas regiões não abastecidas por gasoduto. Neste sentido, Redecker citou o Atlas do Biometano, que está sendo finalizado e deverá ser lançado na Expointer, além da lei que institui o Programa RS Gás e incentiva a ampliação de plantas de biometano no interior do RS.

O prefeito de Tupandi, Hélio Inácio Müller, disse que o município tem o maior número de produtores de suínos por quilômetro quadrado no meio rural no país. Afirmou ainda que os dejetos são um problema para o município e que limitam a capacidade de instalação de novos empreendimentos. “Se pudermos dar esses dejetos de graça para alguém e ainda produzir biometano, já estaremos muito satisfeitos”, afirmou Müller. Já o prefeito de Harmonia, Carlos Alberto Fink disse que está confiante e que o projeto tem tudo para se concretizar.

BIOMETANO – O uso do biometano, combustível obtido através do processamento do biogás gerado em processos de decomposições de resíduos, foi regulamentado pela ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis em fevereiro de 2015. A medida permite a venda e distribuição do combustível, possibilitando que de fato seja usado em diversas aplicações. A resolução da ANP especifica itens como a concentração de gás carbônico no combustível, regras de transporte e comercialização, além das fontes de resíduos. O biometano tem comportamento semelhante ao do GNV e, por essas características, obedece as mesmas determinações previstas para o gás natural.

Veja a produção dos municípios em números

Tupandi
Aves de Postura: 170.000 /ano
Suíno Total: 60.250

Harmonia
Frigorífico Ouro Sul: abate diário de 150 bovinos e 450 suínos
Suíno Total: 50.000
Aves de corte: 2.200.000
Aves de Postura: 57.500