A avaliação do resultado eleitoral no Rio Grande do Sul, a formação de prefeitos e vereadores eleitos e o fortalecimento da base partidária pautaram a primeira reunião da executiva do PSDB no Estado após o pleito deste ano. O encontro aconteceu, nesta quarta-feira (16), na sede do diretório estadual, em Porto Alegre.

O secretário estadual de Minas e Energia, Lucas Redecker, esteve presente e apresentou sugestões para a agenda partidária. Redecker afirmou que o PSDB vive um novo momento no Rio Grande do Sul, com ampliação de 40% da representatividade nos municípios gaúchos, passando de 20 para 28 prefeituras sob seu comando, estando entre elas algumas das maiores cidades do Estado, como Porto Alegre, Santa Maria, Pelotas e Novo Hamburgo.

O prefeito eleito de Porto Alegre e presidente do diretório estadual, Nelson Marchezan Júnior afirmou que o partido está preparando um encontro de capacitação para prefeitos e vereadores eleitos. “Isso é muito importante, em especial para subsidiar os trabalhos nos primeiros meses de cada gestão. Temos um grande desafio a partir de janeiro de 2017, tendo em vista que iremos governar cerca de 3 milhões de gaúchos”. A necessidade de preparação dos futuros gestores também foi enfatizada pelo prefeito eleito de Santa Maria, deputado estadual Jorge Pozzobom.

Para o líder da bancada tucana, deputado Pedro Pereira, o PSDB deve aproveitar o momento político favorável no Estado e no país e buscar unidade. “Este encontro deixou evidente a nossa unidade após um processo eleitoral com resultados favoráveis ao partido. Precisamos reforçar essa união e projetar ações que favoreçam o crescimento da nossa base partidária”, afirmou.

* Com informações da Bancada do PSDB na AL