O relator, Marlon Santos (quarto E/D), recebeu os deputados em seu gabinete parlamentar

Os deputados estaduais e integrantes da Frente Parlamentar Pró-Aeroporto Internacional 20 de setembro, Giovani Feltes, Lucas Redecker, João Ervino Fischer e Jurandir Maciel foram ao encontro do relator do projeto de lei que fixa o Orçamento de 2013, Marlon Santos, nesta quinta-feira (25). O encontro tinha por objetivo sensibilizar o relator para que acolha as emendas de R$ 8 milhões dos deputados Redecker e Feltes e destinadas para a realização do estudo de implantação do Aeroporto 20 de Setembro. 

O coordenador da Frente Parlamentar, deputado Giovani Feltes (PMDB), destacou a necessidade urgente de uma definição sobre o projeto do 20 de Setembro diante da demanda crescente no setor. “Mesmo com todos os investimentos no Salgado Filho, em poucos anos se esgotará novamente sua capacidade máxima, sem falar nos problemas constantes de cancelamentos dos voos por causa da neblina”, afirmou. 

Redecker lembrou que o estudo de implantação previsto para 2012 acabou não ocorrendo, o que o motivou a apresentar emenda para a realização do estudo no ano que vem, condição mínima para que o projeto tenha andamento. “Temos o mais importante, que é o aval positivo do presidente da Infraero, que reconhece a necessidade de o Rio Grande do Sul ter um novo aeroporto internacional. Com as emendas aprovadas, nosso desafio reside na mobilização dos setores responsáveis para que esse estudo seja elaborado o quanto antes e chegue às mãos da Secretaria da Aviação Civil”, afirmou Redecker. 

A Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa analisará o parecer sobre o Orçamento e as emendas no próximo dia 8 de novembro. Marlon Santos comprometeu-se com os membros da Frente Parlamentar a incluir no seu relatório as demandas relacionadas com o projeto do novo Aeroporto. 

Pronto Socorro Regional 

Ainda durante o encontro, o relator do orçamento 2013 antecipou que irá incluir no seu relatório a emenda de R$ 2,5 milhões para os estudos de implantação de um pronto socorro para atender as cidades do Vale do Sinos e do Paranhana. De iniciativa do deputado Giovani Feltes, a emenda recebeu apoio dos demais deputados da região e se justifica diante da necessidade do atendimento para casos de urgência, em especial as vítimas de acidentes do trânsito na BR 116 e RS´s 239 e 115.