A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), entregou na terça-feira (26) a Medalha Júlio Redecker de Desenvolvimento. O evento  foi realizado no Salão Nobre da Câmara dos Deputados e foi proposto pelo deputado federal Jerônimo, que também preside a Cindra.

O prêmio, em sua primeira edição, presta homenagem ao ex-deputado Júlio Redecker, que ao longo de sua trajetória política atuou em defesa do desenvolvimento regional. Redecker faleceu em 2007, durante a tragédia com o voo da TAM, que vitimou 199 pessoas. A homenagem foi recebida por dois dos três filhos do parlamentar: Lucas Redecker (deputado estadual PSDB/RS) e Mariana Redecker.

Durante a sua manifestação, Lucas Redecker afirmou que o pai era incansável na defesa do Rio Grande do Sul, que deixou um legado de muito trabalho e realizações e que ele e o deputado Jerônimo Goergen seguem a mesma linha de atuação do ex-deputado. Redecker afirmou ainda que a história de vida e os exemplos deixados pelo pai guiam a sua vida e atuação como deputado estadual.

A condecoração foi concedida a órgãos, agentes e entidades da administração pública da União, estados, Distrito Federal e municípios, assim como a pessoas físicas e jurídicas da iniciativa privada que tenham realizado trabalhos, ações ou programas que se destacam pela contribuição ao desenvolvimento regional. “A concessão da medalha é uma oportunidade de aproximar a sociedade do Legislativo e de valorizar aqueles que promovem o desenvolvimento regional e a integração das regiões brasileiras”, afirmou o deputado Jerônimo Goergen.