Já foram selecionadas as prioridades que farão parte da cédula de votação da Consulta Popular no Rio Grande do Sul. A demanda da Secretaria de Minas e Energia, que prevê a ampliação da rede trifásica de energia para a agricultura familiar está entre essas demandas. Dos 28 Coredes, 20 votaram pela inclusão do pleito, por entender que os investimentos em energia trifásica trazem benefícios diretos ao desenvolvimento da agricultura.

Entre as regiões que selecionaram essa demanda estão: Campanha, Campos de Cima da Serra, Celeiro, Central, Centro Sul, Fronteira Oeste, Hortênsias, Litoral, Médio Alto Uruguai, Delta do Jacuí, Missões, Produção, Rio da Várzea, Serra, Sul, Vale do Caí, Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari, Encosta da Serra e Fronteira Noroeste.

O secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, explica que todas as regiões consultadas durante a elaboração do Plano Energético elencaram a ampliação da rede trifásica como uma das maiores prioridades. “As famílias que atuam na agricultura apontaram a necessidade de investimentos nessa área. A rede trifásica é importante pois garante que a energia elétrica chegue com a força suficiente para movimentar as máquinas e os equipamentos das propriedades rurais”, observou.

Redecker lembrou, ainda, que a agricultura deve ser priorizada, pois é uma das principais atividades econômicas do estado, além de ser a principal demanda dos municípios que chega à Secretaria de Minas e Energia.

Sobre a Consulta Popular

Neste ano, os eleitores terão três dias para votar nas principais demandas das áreas de Saúde; Desenvolvimento Rural e Cooperativismo; Agricultura, Pecuária e Irrigação; Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia; Turismo, Esporte e Lazer; Cultura; Minas e Energia e Educação. Serão R$ 50 milhões em recursos para investimento nos projetos escolhidos pela população.

A votação ocorre nos próximos dias 5, 6 e 7 de julho e poderá ser feita pelo site, por aplicativo disponibilizado a representantes dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) e dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes) ou por SMS, para um número que será divulgado próximo aos dias da consulta.

A cédula de votação é específica para cada COREDE, contendo os projetos definidos pelos cidadãos da respectiva região. Realizada a votação e apurados os votos, os resultados são remetidos para a Secretaria Estadual do Planejamento e Desenvolvimento Regional, responsável pela elaboração do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA).