Para o líder da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, deputado Lucas Redecker, é necessário ampliar o debate sobre o programa de concessão de rodovias federais no Rio Grande do Sul, em especial a BR 386. O parlamentar tucano criticou o elevado número de praças de pedágios na BR-386, prevista na proposta do governo, além do fato de as concessionárias só precisarem fazer a duplicação após dez anos de arrecadação.

Redecker afirmou que é preciso discutir alternativas para os moradores dos municípios em que as praças de pedágios serão instaladas e avaliar melhor os preços. O deputado lembrou que, em Santa Catarina, algumas tarifas ficam em torno de R$ 3,00, enquanto a proposta para o Rio Grande do Sul prevê valores que vão até R$ 11,00. “Não discordo do pedágio, desde que o preço seja justo e o serviço adequado”, salientou.

O deputado ainda destacou que três pontos da proposta precisam ser melhor avaliados: o preço da tarifa a localização das praças de pedágio e o início de obras somente a partir do décimo ano de arrecadação. “Os gaúchos estão acostumados com o pedágio, mas não podemos permitir que ao parar na praça sejamos assaltados”.