Conforme prometido na semana passada, durante audiência pública, solicitada pelo deputado estadual Lucas Redecker, na Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti, apresentou o cronograma dos serviços das obras da ponte na Avenida dos Municípios, na última sexta-feira (10). De acordo com o dirigente, no próximo dia 16 serão disponibilizados os primeiros elementos estruturais para iniciar a construção da ponte.

“São 24 estacas de concreto, todas pré-moldadas. Com esse tipo de material proporcionaremos agilidade e um custo menor à obra”, especifica. “Na semana posterior, a partir do dia 20, terá início a cravação das estacas no solo e avançaremos na execução das fundações”, projeta.

A expectativa é que a instalação das estacas seja concluída em vinte dias. Na sequência, a empresa contratada pelo Daer começará a concretagem dos quatro blocos que compõem a estrutura. A conclusão da obra está prevista para maio de 2018. “Superamos a etapa de sondagens no solo e, uma vez iniciada a construção da ponte em si, os trabalhos ganharão o ritmo que tanto desejamos”, afirmou o diretor do Daer.

Redecker voltou a dizer que a ausência dessa ponte é uma vergonha e o símbolo do descaso do poder público com o Vale dos Sinos. O deputado enfatizou que vai continuar acompanhando o pleito até que os carros possam, finalmente, passar sobre a ponte. Há poucos dias, redecker esteve visitando o local onde deverá ser construída a ponte, acompanhado do ex-prefeito de Pelotas, Eduardo Leite.

A ponte da Avenida dos Municípios vai interligar as cidades de Novo Hamburgo, Campo Bom e Sapiranga, no Vale do Sinos, e terá 44 metros de comprimento por 12,6 metros de largura e conta com recursos de R$ 1,48 milhão do Tesouro do Estado. O investimento é do governo, através da Secretaria dos Transportes e do Daer.