O Comitê de Planejamento Energético do Rio Grande do Sul (Copergs) realizou reunião preparatória com os subcomitês temáticos, visando a reunião geral do órgão marcada para o mês de dezembro. Na ocasião, ocorreu a apresentação do novo presidente do Copergs, Roberto Sartori, que também preside a RGE, em substituição a Ricardo Siufi, que afastou-se da RGE e do Copergs para cuidar de assuntos pessoais.

O secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, deu as boas vindas a Sartori e afirmou que o Copergs foi criado para pensar e planejar o setor, que enfrenta hoje diversos desafios. Ele ainda informou que dada a importância do Copergs e ao trabalho que ele está desenvolvendo, criou o Comitê de Planejamento de Mineração do RS (Comergs), a pedido do setor de mineração, cuja primeira reunião deverá ocorrer ainda no mês de dezembro.

Em nome do Subcomitê de Distribuição de Energia Elétrica, falou o especialista em distribuição da AES Sul, Carlos Eduardo Figueiredo. Conforme ele, a tendência mundial é cada vez maior de geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis. A evolução demográfica e o crescimento da atividade econômica têm resultado em constante aumento do consumo de energia elétrica, sendo que o desafio é o de criar alternativas que respondam à necessidade de expansão e diversificação do parque gerador elétrico do país. “Uma das alternativas é a produção de energia elétrica a partir de pequenas centrais geradoras conectadas à rede de distribuição por meio de instalações de unidades consumidores”, sugeriu Figueiredo.

Já o diretor de Transmissão da CEEE, Luis Carlos Saciloto Tadiello, falou em nome do Subcomitê de Geração e Transmissão de Energia Elétrica. Conforme ele, a CEEE tem um conjunto de obras que estão em fase de conclusão e que devem entrar em operação nos próximos meses. Ele detalhou como está o andamento destas obras e informou que a expectativa para este verão é de que não haja sobressaltos. “A expectativa é de um verão ameno, pois a previsão indica que será chuvoso”, informou.

O coordenador do Conselho de Meio Ambiente da Fiergs Torvaldo Marzolla e equipe também participaram da reunião. “O Rio Grande do Sul importa 70% da energia que consome, sendo que 100% do ICMS fica no estado de origem. Por isso e outros motivos, o Copergs tem nossa total cooperação e pode contar sempre com a Fiergs”, afirmou. Ele ainda entregou ao presidente do Copergs relatório do CNI com um retrato detalhado do consumo e demanda de energia, além de relatório sobre a situação energética do campo, produzido pela Farsul.

A reunião do Copergs está marcada para o dia 14 de dezembro, a partir das 14h30min, no auditório da Secretaria Estadual do Planejamento, no 9º andar do Centro Administrativo Fernando Ferrari.

Participaram da reunião também o presidente da CEEE Paulo de Tarso Pinheiro, o gerente de Planejamento do BRDE, Alexsander Nunes e o gerente de Relacionamento da RGE, João Pedro de Quadros.