No centro da foto, o presidente do Comitê, Marcelo Aquino, que apresentou a proposta


Projeto foi apresentador no Galpão Crioulo do Palácio Piratini; Redecker prestigou o ato

O presidente do Comitê Pró-Aeroporto Internacional 20 de Setembro, Marcelo Fernandes de Aquino, apresentou oficialmente, nesta sexta-feira (19), ao governo do Estado, a proposta de construção de um novo aeroporto internacional no Rio Grande do Sul. O ato ocorreu no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, na presença do governador, de deputados federais e estaduais, além de lideranças. 

Na ocasião, o governador assinou decreto instituindo grupo de trabalho interno que terá como missão levar adiante o projeto do novo aeroporto. Disse ainda que na próxima segunda-feira, o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, estará em Porto Alegre para conhecer detalhes do projeto e também para sobrevoar a área sugerida para instalação do empreendimento. 

O líder do PSDB na Assembleia Legislativa, deputado Lucas Redecker, também membro da Frente Parlamentar Pró Aeroporto 20 de Setembro, participou do encontro. Para Redecker, esse projeto é de relevância não apenas para o Estado, mas para todo o país. “É um dos projetos mais importantes que estamos discutindo no Estado atualmente, que está pensando o Rio Grande do Sul para os próximos 30 anos. Essa apresentação quer mostrar o que se está fazendo e buscando, com o objetivo de levar o assunto à mesa da presidente da República, pois todos estão de acordo sobre essa necessidade, só não estamos vendo ele sair do papel. Precisamos priorizar isso e temos que deixar as diferenças partidárias de lado”, afirmou. 

O que é o Aeroporto 20 de Setembro?  

Batizado provisoriamente de 20 de Setembro, o novo aeroporto internacional poderá ser construído entre os municípios de Portão e Nova Santa Rita, há quase 30 km de Porto Alegre. Há um estudo pronto, coordenado por um grupo de trabalho denominado 20 de Setembro, que prevê a utilização de uma área de 2,5 mil hectares para a construção do novo aeroporto. 

De acordo com o deputado Lucas Redecker, o local oferece algumas vantagens em relação ao Aeroporto Salgado Filho. Na área onde deverá ser erguida a obra, não haverá os problemas de neblina que hoje o Salgado Filho enfrenta, principalmente pela manhã e à noite. Outra vantagem, diz Redecker, é a previsão de construção de duas pistas – uma para decolagens e outra para pouso. As pistas seriam também mais longas que as atuais do Salgado Filho, o que daria condições de receber voos internacionais. Além disso, o aeroporto ficaria a 29,3 km de Porto Alegre, a mesma distância que tem o aeroporto de Guarulhos de São Paulo e a exemplo do aeroporto de Confins, que fica a 40 km de Belo Horizonte. 

Conheça algumas das principais características do novo aeroporto  

– Previsão de construção de duas pistas – uma de 3,2 mil metros e outra com 2,7 mil metros mais longas que a atual do Salgado Filho
– Condições para receber voos internacionais e atuar no transporte de cargas
– Condições para receber até 30 milhões de passageiros por ano
– Localização intermediária entre SP e Buenos Aires
– Terá condições para pousos e decolagens com qualquer situação climática
– Estará localizado a 19 quilômetros da Arena do Grêmio