A diretoria do Grupo CEEE entregou oficialmente a um grupo de 76 famílias da praia de Albatroz, no município de Imbé, uma obra do Programa Energia Legal que tem o objetivo de regularizar a energia elétrica em áreas que possuem redes clandestinas, situação que traz problemas diretos à qualidade do fornecimento pela concessionária, podendo provocar acidentes e até incêndios. A solenidade de entrega ocorreu na última quarta-feira (28). O secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, esteve representado pelo chefe de gabinete da secretaria, Mauri Nunes e pelo assessor superior Jonatan Bronstrup.

O presidente do Grupo CEEE, Paulo de Tarso Pinheiro Machado, reiterou os princípios assumidos pela atual gestão, em janeiro deste ano, que é de atuar com eficiência e eficácia, focando na oferta de energia elétrica com qualidade e reavaliando conceitos que são fundamentais para os clientes, como a prontidão dos serviços oferecidos pela Empresa. “Hoje, é um prazer sermos recebidos aqui para entregarmos obras que são importantes ao desenvolvimento e ao crescimento de toda uma região”, disse.

O diretor Júlio Hofer informou que, nessa comunidade, a empresa investiu R$ 205 mil para instalar 44 postes, três transformadores e construiu um quilômetro e meio de rede (baixa e média tensão). A última etapa do trabalho por parte da CEEE, após a finalização das ligações, foi a retirada dos cabos clandestinos – conhecidos como “gatos”.

Hofer ressaltou que a grande importância desse projeto da Companhia estão relacionados à questão de segurança. “Conversei aqui com moradores desta comunidade que perderam suas casas após incêndios e já começaram a perceber, a partir de agora, uma mudança na qualidade de vida das suas famílias. Energia elétrica deve servir para ajudar a melhorar a vida das pessoas e esse é o papel das pessoas que trabalham na CEEE”.

Conforme dados da empresa, a estimativa é de que, com esta regularização, haja uma redução nas perdas no sistema elétrico nessa região, refletindo nos indicadores técnicos e na melhoria na qualidade da energia fornecida, inclusive aos clientes regulares do entorno da Comunidade de Albatroz.

Ainda no litoral norte, recentemente, a empresa concluiu três obras desse programa, uma na Zona Norte, em Capão da Canoa, e outra na Zona Nova Sul, em Tramandaí. Outras duas estão previstas para Capão da Canoa e Torres. Considerando a totalidade das regularizações finalizadas e em andamento o investimento nesse programa no litoral norte é de aproximadamente R$ 600 mil.

O vice-prefeito de Imbé, Luis Henrique Vedovato, destacou as boas parcerias realizadas nos últimos tempos pelo município com a CEEE Distribuição. “Entendo que é dessa forma que os agentes públicos devem atuar”.

Participaram, ainda do evento, os vereadores do município, Nilton Gaudério e Régis Silveira, além de representantes dos deputados estaduais Edison Brum, Gabriel Souza e Jorge Pozzobon, no ato representado pelo seu assessor Darcy Luciano Dias, que morou nessa localidade e agradeceu a obra em nome dos moradores.