Em reunião com o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, o deputado estadual Lucas Redecker e o vice-prefeito de Canela, Gilberto Cezar, apresentaram pedido para ampliação do efetivo da Brigada Militar e Polícia Civil do município.

De acordo com o vice-prefeito, Canela é hoje a sexta maior cidade da Serra, com cerca de 50 mil habitantes, estando o efetivo das polícias aquém das necessidades da comunidade. O vice-prefeito ainda destacou que o município pretende implantar o cercamento eletrônico e promover ações conjuntas com o Estado para coibir a criminalidade. Neste aspecto, o secretário Cezar Schirmer falou do Sistema de Segurança Integrado com os Municípios (SIM), que pretende ampliar a parceria entre Estados e Municípios no combate à criminalidade. O secretário destacou que a medida não pretende onerar os municípios, mas sim trabalhar em conjunto por uma segurança pública mais eficiente e eficaz.

O vice-prefeito falou das ações que o município já está promovendo. “Estamos, juntamente com o delegado Vladimir Medeiros, escolas, secretarias municipais, Câmara de Vereadores e a comunidade, trabalhando projetos de prevenção, ideias envolvendo crianças e adolescentes de modo a criar um ambiente de não violência e cultura da paz”, disse Gilberto Cezar.

O deputado estadual Lucas Redecker disse que as dificuldades enfrentadas pela segurança pública no RS são reflexo da crise financeira que afeta o Estado. Segundo ele, os inativos representam 57% da folha de pagamento do Executivo. Na Brigada Militar, complementa, esse percentual sobe para 60%. “Ou seja, essa é uma conta que nunca vai fechar”, afirmou.

Com relação aos pedidos apresentados, o secretário informou que vai avaliar as demandas e que espera dar notícias positivas para a comunidade nas próximas semanas.