A reestruturação do Colégio Estadual Senador Alberto Pasqualini, situado no município de Novo Hamburgo, foi tema da audiência pública realizada na manhã desta terça-feira (30) pela Comissão de Assuntos Municipais. O encontro também discutiu a viabilidade de implantação de um centro tecnológico na escola, visando a qualificação da mão de obra regional. 

O vice-diretor, Celso Prezzi, apresentou um vídeo com fotos dos prédios da instituição e relatou a história da escola, que já abrigou os cursos de sapataria, mecânica, artes gráficas, alfaiataria e tipografia. “ É uma área de 11 hectares e que ocupa atualmente somente uma pequena parte; o resto está em desuso. A situação da escola, que já foi referência em ensino técnico, é de sucateamento e abandono”, lamentou. 

O deputado estadual Lucas Redecker sugeriu que deputados e o secretário estadual da Educação visitem a escola, saindo do terreno dos debates e indo em busca da solução do problema. Uma vez apontadas as necessidades, pediu ele, que seja preparado um cronograma de trabalho para recuperação da escola, mas que seja possível e realista. “A conclusão do ensino médio hoje não é mais garantia de emprego para os jovens, por isso a preocupação com a escola é tão grande e maior ainda por parte dos alunos que aqui estão. Quem sabe, depois de recuperada, ela possa servir de apoio para outras escolas não apenas de Novo Hamburgo, mas de todo o Vale dos Sinos”, sugeriu o parlamentar. Na avaliação dele, a escola é seguramente uma das que mais em péssimo estado está no RS. 

O educandário colocou-se à disposição dos deputados e membros das secretarias estaduais de Educação e de Ciência e Tecnologia, para conhecer suas dependências. Também foi proposta uma reunião com o prefeito de Novo Hamburgo para discutir sobre a implantação do ensino tecnológico, que serviria como um braço de apoio ao Parque Tecnológico, o Hamburgtech, que será construído nas imediações. 

Também participaram da audiência o representante da Secretaria Estadual da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Gilmar Valadares; da 2ª Coordenadoria Regional de Educação, Helaine Maria Rocha; da Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo; a diretora do Colégio Estadual Alberto Pasqualini, Giane Müller; o presidente da Associação dos Amigos da Escola Senador Pasqualini, José Antonio Machado, alunos do Grêmio Estudantil da Escola, pais e professores.