Dois contratos emergenciais para a recuperação de trechos da ERS-115 foram assinados na tarde desta terça-feira (24), na sede da Secretaria dos Transportes. Participaram do ato os secretários do Transporte Pedro Westphalen, de Minas e Energia Lucas Redecker, além do presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Nelson Lidio; os representantes da Construtora Giovanella e Dobil Engenharia, além de prefeitos e lideranças dos municípios de Gramado, Canela e Três Coroas.

Serão recuperados dois lotes, referentes aos quilômetros 27 e 29, que devem ser executados, respectivamente, pela Construtora Giovanella e pela Dobil Engenharia. Com a publicação do contrato, as obras, que custam cerca de R$ 10 milhões, devem iniciar imediatamente. Esse recurso engloba o investido também no projeto e na supervisão das obras. O prazo de conclusão dos trabalhos é de seis meses.

O secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, destacou a importância da união entre as secretarias para beneficiar os gaúchos que foram atingidos pelos temporais. Ele também falou sobre a crise econômica do RS e em como isso afeta as obras do governo. “Sabemos das dificuldades que estamos passando mas, mesmo com poucos recursos, estamos buscando em parcerias com outros órgãos o que pode ser feito para beneficiar os gaúchos que acreditam no nosso projeto de governo”, declarou Redecker.

O prefeito de Gramado, Nestor Tissot, agradeceu ao secretário e à EGR pela iniciativa e agilidade em realizar todo o procedimento licitatório que ocasionou na contratação das duas empresas e, pediu a mesma rapidez às empresas, pois a rodovia é importante para toda a região das Hortênsias. “Sabemos que grandes construtoras realizam mais de uma obra, mas pedimos prioridade para a 115, pois temos grandes eventos no final do ano, como o Natal Luz, e a falta de condições de trafegabilidade da estrada pode afastar turistas e prejudicar a economia local”, ressaltou Tissot.

Em sua fala, o secretário Westphalen saudou as lideranças municipais pela mobilização e parabenizou a iniciativa das cidades de se reunirem para buscarem soluções para um problema que prejudicou toda a região. “Essa interação entre vocês e também com o governo do estado é muito importante para a busca de melhorias e soluções para esse e também para outros problemas que possam aparecer. Eu fico feliz de entregar para vocês essa obra, que é uma determinação do governador. Então agora é hora de serenidade, paciência e bom senso, porque temos o dinheiro e a obra vai sair”, finalizou Westphalen.

Os trechos que devem receber a recuperação estiveram totalmente bloqueados entre os dias 9 e 30 de outubro, devido ao deslocamento do corpo estradal causado pelas fortes chuvas da época. Até a solução do problema, a EGR decidiu adotar um procedimento de emergência e construiu um desvio no km 27 da estrada para que a circulação de veículos não fosse interrompida.

Atualmente, o trecho está liberado das 6h30min à meia-noite para veículos de até 2,5 toneladas e de rodado traseiro simples. A partir do início das obras na pista, o trecho terá de ser novamente interrompido por completo. Enquanto continuar o tráfego no desvio, a EGR ressalta que sob hipótese alguma será permitido trânsito de caminhões e veículos acima do peso limite.