O deputado estadual e líder do PSDB, Lucas Redecker, quer estender os benefícios do desconto do IPVA também para as pessoas jurídicas, uma vez que hoje ele é concedido apenas para as pessoas físicas. Para tanto, o parlamentar apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa, que prevê o desconto no pagamento do IPVA para pessoas jurídicas sem infração de trânsito, a exemplo do que ocorre hoje com os proprietários de veículos sem multas.
A intenção do projeto, destaca Redecker, mais do que distribuir benesses, é incentivar a sociedade a buscar um trânsito mais seguro. De forma geral, o governo gasta em média R$ 14.321,25 com vítimas não fatais de acidentes de trânsito estimando-se um gasto social total superior a R$ 5 bilhões no Brasil. “Diante disto, busca-se agregar à lei que as pessoas jurídicas possam dispor destes benefícios nos veículos de sua propriedade. Tenho certeza que essa iniciativa vai trazer um maior engajamento destes beneficiários na conscientização e educação dos funcionários que se utilizam dos veículos da empresa”.
De acordo com dados do IBGE e da OMS, a cada 22 minutos morre uma pessoa em acidente de trânsito, a cada 7 minutos acontece um atropelamento com morte e a cada 22 segundos acontece um atropelamento. Projeto de lei semelhante foi apresentado em 2010 pelo Deputado Luciano Azevedo.