A intransigência do governo Tarso no debate público de matérias relevantes para a vida dos gaúchos está mobilizando entidades que desempenham papel fundamental no desenvolvimento social e econômico do Estado. O líder da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, deputado Lucas Redecker, recebeu nesta terça-feira (29) representantes de cinco federações do setor produtivo: Farsul, Fecomércio, Fiergs, Federasul e FCDL.

Na oportunidade, as entidades entregaram ao parlamentar um documento contendo o posicionamento de empresários e produtores rurais sobre os projetos de lei que integram o PacoTarso 2. A ausência de diálogo e o esvaziamento das discussões sobre propostas de grande impacto para os contribuintes e servidores estaduais estão entre os questionamentos das federações.

A exclusão das cinco federações do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Conselhão), criado por Tarso, também foi relatada a Redecker. “É lamentável a ausência de federações tão representativas no Conselho”, salientou Nelson Lídio Nunes, vice-presidente da Fecomércio.

Redecker adiantou o posicionamento do PSDB diante de projetos como a criação da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), aumento das taxas do Detran/RS e elevação de alíquota previdenciária para o funcionalismo. “Somos contrários aos principais projetos do pacote por apresentarem finalidade meramente arrecadatória, deixando de lado aspectos estruturais voltados para a resolução de problemas vividos pelo Estado”, afirmou.