O Sr. Lucas Redecker (PSDB) – Saúdo o Sr. Presidente e V. Exa., deputado Giovani Feltes, que propõe a discussão, neste grande expediente da Assembleia Legislativa, deste assunto de grande relevância que é a divisão dos royalties do pré-sal.

Em nome da bancada do PSDB, venho trazer o apoio do nosso partido à emenda Ibsen Pinheiro.

O Brasil, hoje, é o nono maior produtor de petróleo do mundo, é o país que mais investe na busca de tecnologia para descobrir novas reservas de petróleo, e a tendência é de, até o ano de 2030, passarmos a ser o sexto maior produtor de petróleo do mundo.

Temos que fazer com que o País divida esses recursos de forma justa, para que cada Estado e cada Município receba o que merece, pois todos os cidadãos contribuem, com o seu imposto anual, para pagar os custos do País inteiro. O que pagamos aqui é gasto em todos os cantos do Brasil, e vice-versa. Nada mais justo, portanto, do que a emenda Ibsen Pinheiro. A divisão dos royalties do pré-sal beneficiará todos os Municípios do Estado do Rio Grande do Sul, todos os Municípios do Brasil.

Fico mais feliz ainda ao saber que este Parlamento se interessa por esse tema, principalmente a bancada do PMDB, que tomou a iniciativa de propor a emenda, através do então deputado Ibsen Pinheiro, deputado valoroso da Câmara Federal.

Nós, do PSDB, somos parceiros. Que essa iniciativa da Assembleia Legislativa, com apoio da bancada do PSDB, faça com que o governo do Estado participe ativamente dessa luta. Esses momentos são importantes, pois neles não se diferenciam oposição e situação. O importante é que o Estado tem legitimidade para buscar o que é necessário. Os royalties do pré-sal são importantes, e espero que o governo do Estado do Rio Grande do Sul participe dessa luta alavancada por esta Casa e pela bancada do PMDB.

Parabenizo V. Exa., a bancada do PMDB e todos os partidos que aqui se manifestam por intermédio de seus representantes. Somos parceiros, sim, na luta pela divisão dos royalties do pré-sal, que trará benefícios não só ao Estado, mas a todos os Municípios do Brasil. Muito obrigado.