O SR. LUCAS REDECKER (PSDB) – Saúdo o presidente dos trabalhos, deputado João Fischer; o presidente do Sindilojas Novo Hamburgo, Remi Scheffler, aqui representando a nossa querida entidade; a prefeita de Sapiranga, Corinha Molling; o presidente da Associação Gaúcha do Varejo, Vilson Noer, grande batalhador, parceiro desta Casa em grandes discussões de todas as bancadas desta Casa, a quem agradeço a presença; as Sras. e os Srs. Deputados; os integrantes do Sindilojas Novo Hamburgo aqui presentes; o meu amigo Sérgio Moutinho, a quem agradeço a presença; a Nelci Horst e o Ricardo Model que aqui estão; a imprensa; o público presente e o que nos assiste pela TV Assembleia.

Inicialmente, quero fazer um agradecimento especial ao deputado Ronaldo Santini, do PTB, que gentilmente aceitou fazer a permuta deste espaço para que pudéssemos hoje homenagear o Sindilojas Novo Hamburgo.

Quero que o deputado, bem como os colegas da bancada do PSDB, sintam-se parte integrante deste pronunciamento que agora inicio.

O Sindicato do Comércio Varejista de Novo Hamburgo foi fundado em 18 de julho de 1949, com extensão da base para Campo Bom, Sapiranga, Nova Hartz e Araricá.

Ao longo de sua história teve 10 presidentes: Erno Fucks, Milton Ernesto Rhoden, Alcido Hess, Lauro Steigleder, Antônio Paulino Cavasotto, Edison Elyr dos Santos, Paulo Kopschina, Ivar Anélio Ullrich, Flávio Daudt e Gerson Jacques Müller.

A entidade nasceu em função do polo comercial criado em Novo Hamburgo, que é uma das consequências do crescimento do setor coureiro-calçadista. Esse desenvolvimento econômico também proporcionou a expansão do comércio, o que fez com que as pessoas deixassem de ir a Porto Alegre e passassem a consumir em Novo Hamburgo e no Vale dos Sinos.

Novo Hamburgo, entretanto, já foi um polo industrial e perdeu um pouco do brilho de outrora devido à crise do setor coureiro-calçadista, o que contribuiu de certa forma para o fortalecimento da base comercial. Isso aumentou ainda mais a importância do Sindilojas na estruturação desse segmento. Da fundação até a construção da sede administrativa da entidade, passaram-se quase cinco décadas. Até chegar aos dias de hoje, muitos desafios foram enfrentados.

Quando assumiu a presidência da entidade, em 1979, Antônio Paulino Cavasotto, por exemplo, precisou pedir dinheiro emprestado e alugar o prédio para as atividades iniciais.

Na gestão seguinte, coube ao presidente Edison Elyr dos Santos a tarefa de construir a nova sede em prédio próprio. Foi nessa época também, entre os anos de 1995 e 1999, que a entidade criou o grupo Jovens Executivos e passou a formar comerciantes. Na mesma época também foi construído o centro de eventos que o sindicato possui até hoje.

Paulo Roberto Kopschina assumiu em 2000 a nova casa com a tarefa de consolidar o sindicato e dotá-lo de infraestrutura capaz de atender o associado com qualidade. Esse período foi um marco na consolidação do Sindilojas e na aproximação com outras entidades de Novo Hamburgo, visando ao fortalecimento do comércio na região.

Após, seguiram-se duas gestões de Ivar Anélio Ulrich, em que foram realizados mais cursos e palestras com profissionais de todo o País. A entidade tornou-se ainda mais popular com baixas mensalidades. Tudo isso levou o Sindilojas Novo Hamburgo a atingir o posto de terceiro maior sindicato varejista do sistema Fecomércio. Isso ocorreu na gestão de Gerson Jacques Müller, que praticamente dobrou o número de associados. Atualmente o quadro social alcança mais de 200 empresas e conta com quase 3 mil contribuintes da categoria.

O presidente da entidade neste momento é o empresário Remi Scheffler, que aceitou o desafio de participar ativamente da diretoria do Sindilojas Novo Hamburgo por acreditar que essa era uma oportunidade efetiva de converter em ação os valores e princípios nos quais acredita.

Aproveito a ocasião para destacar e reproduzir uma frase dita pelo próprio Remi, há poucos dias e por oportunidade do aniversário do Sindilojas: Viver o dia a dia do Sindilojas mostrou o quanto somos importantes não apenas para os nossos estabelecimentos, mas para todos os 4 mil lojistas que representamos.

Coube também à atual gestão modernizar a imagem do Sindilojas. Quem teve contato com os materiais impressos e virtuais do Sindilojas Novo Hamburgo ao longo deste ano deve ter percebido a mudança. A logomarca segue a renovação das marcas do Sistema Fecomércio, que estão sendo padronizadas. O símbolo iconográfico utilizado, a asa, representa o sonho e a capacidade de realizá-lo. O alinhamento visual reforça a missão da entidade em trabalhar a transformação do presente na busca de novos desafios.

E, por falar em valores, estão entre os princípios do Sindilojas a representatividade, a ética, o desenvolvimento, a sustentabilidade financeira, a responsabilidade socioambiental, o profissionalismo, a competência, a autonomia, a liderança, a visão sistêmica, entre outros. Todos, com certeza, valores que estiveram sempre muito presentes em todas as gestões e que contribuíram para que o Sindilojas chegasse até aqui.

Os desafios e ações do Sindilojas Novo Hamburgo são também norteados pela missão clara de promover o crescimento e o desenvolvimento sustentável e integrado do comércio varejista, gerando resultados positivos e fomentando o relacionamento com os representados, colaboradores, fornecedores e sociedade. Tudo isso em consonância com a visão do Sindilojas, que é mantê-lo entre os três principais sindicatos varejistas do Rio Grande do Sul, buscando a sustentabilidade, fornecendo serviços e produtos de valor para a categoria.

O comércio varejista é hoje o setor que mais emprega no Vale do Sinos, diferentemente de anos atrás, quando a indústria calçadista detinha esse título. Quando a força econômica começou a migrar, a primeira coisa que o Sindilojas fez foi iniciar um trabalho de qualificação do seu público, com cursos, palestras e seminários.

A entidade tem desenvolvido o comércio local com diversos incentivos para incremento da atividade empresarial. Nesse sentido, o Sindilojas tem procurado oferecer produtos e serviços necessários aos associados e vem crescendo de uma forma sólida e constante, reconhecido como um dos mais destacados do setor no Rio Grande do Sul.

Um desses serviços é pioneiro em Novo Hamburgo: trata-se da Certificação Digital via Safeweb. Esses serviços foram agregados para facilitar a vida do empresário, que no começo precisava ir até Porto Alegre para confeccioná-lo.

Por meio dessa parceria, também disponibiliza o sistema e-Nota, que compreende a emissão de diversos tipos de notas eletrônicas. O processo é fundamental para a segurança das transações feitas pela Internet. O sindicato tem um grupo de certificadoras exclusivas que atendem na sede da entidade por agendamento.

Além da certificação digital, o Sindilojas oferece um banco de dados de crédito tanto de pessoas físicas quanto jurídicas bem completo, por meio da parceria com a Boa Vista Serviços, considerado um dos maiores da América Latina.

O certificado se consolida, cada vez mais, como uma tecnologia a favor da segurança da informação e, a partir deste ano, ele terá novas usabilidades. Em breve, também a Nota Fiscal Eletrônica para Consumidor Final passará a ser obrigatória. Por enquanto, o novo modelo de emissão de notas fiscais ao consumidor final ainda é opcional para as empresas. Entretanto, o cronograma de obrigatoriedade vai até 2016.

Atualmente, a entidade também dispõe de um Centro de Eventos diferenciado, que abriga cursos, palestras e atividades de grandes empresas e organizações, atendendo aos assuntos em maior evidência, bem como às solicitações dos associados.

As parcerias e os convênios com empresas e entidades têm sido um elo muito forte da corrente para o desenvolvimento do comerciário, do empresário do varejo, do comércio e de serviços em geral. No mundo atual, as informações andam muito depressa, e é preciso sempre estar atualizado. Os cursos são ministrados pelos melhores profissionais da região e tratam de situações do cotidiano das empresas.

Todos os alunos recebem certificados ao final das aulas. Isso gera um melhor atendimento ao público e, consequentemente, mais renda para os Municípios beneficiados com o trabalho do Sindilojas Novo Hamburgo.

O Centro de Eventos, para se ter uma ideia, possui espaços diversos para todos os tipos de atividades. O salão-auditório possui 120 lugares e 96 mesas. Dispõe de ar climatizado, sonorização, cozinha e toalete. A sala Araricá tem 12 lugares e é ideal A sala Araricá tem 12 lugares e é ideal para reuniões. A Sala Campo Bom é formal e requintada e tem capacidade para 20 pessoas, assim como a sala de reuniões com churrasqueira. Já a sala Sapiranga é a preferida para cursos e treinamentos.

Em outra frente, o Sindilojas vem desenvolvendo eventos sociais e culturais beneficiando a comunidade em geral e os lojistas da região. Em parceria com as demais entidades representativas do comércio local, vem desenvolvendo campanhas de estímulo às compras, em prol do crescimento e desenvolvimento do pólo comercial da cidade e região, criando alternativas de satisfação ao consumidor.

Entre os objetivos da atual gestão, está a construção de uma nova Sede Administrativa, que será construída no mesmo endereço onde a entidade está localizada, na Rua Lima e Silva, no Centro de Novo Hamburgo. O início das obras ainda não tem data definida. O novo prédio será moderno, funcional e terá salas de reuniões, espaço para cursos e um auditório para palestras.

Ao longo da sua existência, o Sindilojas Novo Hamburgo sempre esteve na linha de frente e na defesa dos interesses da sociedade. E nesse aspecto, temos em comum, presidente Remi, a participação em campanhas pela liberdade de impostos, a luta por mais investimentos em segurança pública, entre tantas outras bandeiras prioritárias para a sociedade.

APARTES

Com essa homenagem a Assembleia Legislativa reconhece a importância do Sindilojas para o desenvolvimento de Novo Hamburgo, Campo Bom, Sapiranga, Nova Hartz e Araricá e tudo aquilo que fez ao longo da história, tornando-a sinônimo de credibilidade, competência e liderança.

Organizar esse sindicato foi uma atitude corajosa e visionária. É uma grande conquista ter chegado até aqui. Vocês foram além da criação de um sindicato, lutaram pela capacitação dos colaboradores, sem esquecer dos projetos de responsabilidade social. É uma história construída por muitas mãos, cujo sucesso é devido a um trabalho sério e competente.

Obrigado por serem um agente importante para o desenvolvimento desses municípios do Vale dos Sinos. Parabéns à direção, colaboradores e associados por esta trajetória.

Vida longa ao Sindilojas e que venham os próximos 65 anos.

A sala Araricá tem 12 lugares e é ideal para reuniões. A Sala Campo Bom é formal e requintada e tem capacidade para 20 pessoas, assim como a sala de reuniões com churrasqueira. Já a sala Sapiranga é a preferida para cursos e treinamentos.

Em outra frente, o Sindilojas vem desenvolvendo eventos sociais e culturais beneficiando a comunidade em geral e os lojistas da região. Em parceria com as demais entidades representativas do comércio local, vem desenvolvendo campanhas de estímulo às compras, em prol do crescimento e desenvolvimento do pólo comercial da cidade e região, criando alternativas de satisfação ao consumidor.

Entre os objetivos da atual gestão, está a construção de uma nova Sede Administrativa, que será construída no mesmo endereço onde a entidade está localizada, na Rua Lima e Silva, no Centro de Novo Hamburgo. O início das obras ainda não tem data definida. O novo prédio será moderno, funcional e terá salas de reuniões, espaço para cursos e um auditório para palestras.

Ao longo da sua existência, o Sindilojas Novo Hamburgo sempre esteve na linha de frente e na defesa dos interesses da sociedade. E nesse aspecto, temos em comum, presidente Remi, a participação em campanhas pela liberdade de impostos, a luta por mais investimentos em segurança pública, entre tantas outras bandeiras prioritárias para a sociedade.

APARTES

Com essa homenagem a Assembleia Legislativa reconhece a importância do Sindilojas para o desenvolvimento de Novo Hamburgo, Campo Bom, Sapiranga, Nova Hartz e Araricá e tudo aquilo que fez ao longo da história, tornando-a sinônimo de credibilidade, competência e liderança.

Organizar esse sindicato foi uma atitude corajosa e visionária. É uma grande conquista ter chegado até aqui. Vocês foram além da criação de um sindicato, lutaram pela capacitação dos colaboradores, sem esquecer dos projetos de responsabilidade social. É uma história construída por muitas mãos, cujo sucesso é devido a um trabalho sério e competente.

Obrigado por serem um agente importante para o desenvolvimento desses municípios do Vale dos Sinos. Parabéns à direção, colaboradores e associados por esta trajetória.

Vida longa ao Sindilojas e que venham os próximos 65 anos.

para as reuniões. A sala Campo Bom é formal, requintada e tem capacidade para 20 pessoas, assim como a sala de reuniões com churrasqueira. A sala Sapiranga é a preferida para cursos e treinamentos.

Em outra frente, o Sindilojas vem desenvolvendo eventos sociais e culturais, beneficiando a comunidade em geral e os lojistas da região em parceria com as demais entidades representativas do comércio local. Tem desenvolvido campanhas de estímulo às compras, em prol do crescimento e do desenvolvimento do polo comercial da cidade e região, criando alternativas de satisfação ao consumidor.

Dentre os objetivos da atual gestão, está a construção de uma nova sede administrativa, que será erguida no mesmo endereço, na Rua Lima e Silva, no Centro de Novo Hamburgo. O início das obras ainda não tem data definida. O novo prédio será moderno, funcional e contará com salas de reuniões, espaços para cursos e auditório para palestras.

Ao longo de sua existência, o Sindilojas Novo Hamburgo sempre esteve na linha de frente na defesa dos interesses da sociedade. Nesse aspecto, temos em comum, presidente Remi, a participação em campanhas pela liberdade de impostos, a luta por mais investimentos em segurança pública, dentre tantas outras bandeiras prioritárias para a sociedade.

O Sr. Catarina Paladini (PSB) – V. Exa. permite um aparte? (assentimento do orador)

Saúdo o deputado João Fischer, que ora preside a sessão; o presidente do Sindilojas Novo Hamburgo, Remi Scheffler; a prefeita de Sapiranga, Corinha Molling; o representante da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo, Vilson Noer.

Este é um ano de muita luta deste Parlamento e do setor terciário frente à realidade que vive o Estado do Rio Grande do Sul.

Parabéns por esta iniciativa, deputado Lucas Redecker! São 65 anos de muita pujança, de muita importância para a economia do Vale dos Sinos, ainda mais depois do impacto negativo que sofreu o setor calçadista. Foi o setor varejista, o setor terciário que cumpriu o papel de alavancar e manter a economia dessa região tão próspera e tão forte.

Parabéns, deputado, por sua sensibilidade ao reconhecer a importância desses 65 anos de história e de lutas. Sabemos que a história não para aqui, pois temos outros desafios pela frente, e este Parlamento, com a atuação desse jovem parlamentar, que tem demonstrado disposição, que é a favor do gaúcho, do trabalhador e do empreendedor que desenvolvem este Estado, que também conta com os demais pares, tem o mesmo objetivo, de ajudar a desenvolver cada vez mais o Estado.

Parabéns, deputado Lucas Redecker, parabéns ao Sindilojas de Novo Hamburgo. Vida longa. Que possamos contar cada vez mais com vocês.

Muito obrigado.

O SR. LUCAS REDECKER (PSDB) – Muito obrigado, deputado Catarina Paladini. Agradeço as palavras do amigo e parceiro de lutas, nesta Casa, pela mesma causa.

Quero conceder um aparte ao amigo e colega, deputado Cassiá Carpes, que representa a bancada do Solidariedade e que tem um grande vínculo com a nossa cidade e região por ter sido treinador do Esporte Clube Novo Hamburgo.

O Sr. Cassiá Carpes (SDD) – Quero saudar o deputado João Fischer, que hoje comanda os trabalhos desta sessão; o Sr. Presidente do Sindilojas de Novo Hamburgo, Remi Scheffler; a Sra. Prefeita de Sapiranga, Corinha Molling, a quem tive o prazer de conhecer no final de semana passado pelo belo trabalho que desenvolve na nossa cidade – meus parabéns; o Sr. Representante da Associação Gaúcha do Varejo, Vilson Noer, um lutador da categoria; o deputado Lucas Redecker, a quem parabenizo por esta homenagem; as Sras. e os Srs. Parlamentares desta Casa; as senhoras e os senhores da imprensa; as senhoras e os senhores.

Quero aproveitar esta oportunidade para dizer que quando se homenageia o Sindilojas, seja o de Novo Hamburgo ou de qualquer outra cidade, na média sabe-se que são instituições que vêm mantendo a vanguarda, acompanhando e fomentando o crescimento das cidades, com muita importância.

Nós temos alguns Sindilojas, como o da minha terra, São Borja, que são centenários pela importância que representam dentro do cenário econômico, social e cultural da cidade. E vocês, com 65 anos, são um exemplo.

Eu conheço muito bem Novo Hamburgo, onde morei e pratiquei esporte, conheço o progresso daquela cidade e, naturalmente, a peculiaridade que vocês têm, com grande capacidade de movimentar a geração de emprego e a diversificação da economia daquela cidade.

Deputado Lucas Redecker, meus parabéns em nome do partido Solidariedade. Queremos nos somar aos demais deputados porque entendemos que essa instituição é muito importante para o desenvolvimento social, cultural e econômico da cidade. E Novo Hamburgo é um exemplo. Parabéns.

O Sr. Mano Changes (PP) – V. Exa. permite um aparte? (assentimento do orador)

Muito obrigado, deputado Lucas Redecker, a quem saúdo e parabenizo pela brilhante homenagem em nome da bancada do Partido Progressista. Uma saudação especial ao deputado João Fischer, que neste momento preside a sessão, que em todos os seus mandatos trabalha muito em prol da Região do Vale dos Sinos e muito incentiva a nossa bancada do Partido Progressista para lutarmos cada vez mais a fim de que as nossas representatividades sindicais, empresariais e comerciais se potencializem e façam com que a máquina econômica do nosso País e daquela região possam ser pujantes e permanentes.

Quero agradecer muito a presença do presidente do Sindilojas de Novo Hamburgo, Sr. Remi Scheffler; da prefeita de Sapiranga, Corinha Molling, e do presidente da Associação Gaúcha do Varejo, Vilson Noer.

O Sindilojas, em especial o de Novo Hamburgo, tem o trabalho político muito importante de fomentar a economia local, que é forte, pujante e representativa, por meio do calçado e das suas lojas – e isso é fundamental.

No ano passado, tivemos uma conquista muito grande graças ao Sindilojas e aos CDLs, que vieram aqui para que pudéssemos diminuir os impostos no Estado do Rio Grande do Sul – e essa tem sido uma máxima tanto do Partido Progressista, quanto do PSDB, juntamente com os deputados que aprovaram o projeto da pujança.

Se não fosse o Sindilojas com o seu reconhecido trabalho reconhecido, provavelmente não teríamos obtido essa vitória e essa conquista.

Luto muito pela inclusão digital. Aprovamos a PEC da Internet, que a transforma em um direito de todo cidadão gaúcho. Entendo que o comércio, hoje, depende muito dessa tecnologia.

Depois de 65 anos de história, o Sindilojas tem um compromisso com o e-commerce, que potencializa a competitividade do comércio e todas as lojas tradicionais, e precisa aproveitar este momento que a sociedade vive, por meio da inclusão digital, por meio da Internet, para potencializar e facilitar cada vez mais a qualidade dos serviços no Estado do Rio Grande do Sul.

Atualmente, o Sindilojas de Novo Hamburgo representa o mundo pela sua capacidade e pela capacidade que o Município de Novo Hamburgo e a Região do Vale dos Sinos têm em relação à competitividade no mercado.

Sem dúvida alguma, o trabalho sindical é fundamental para que tenhamos a qualidade dos nossos serviços e principalmente a concorrência com este mercado global que se instala em nosso planeta.

Parabéns e vida longa ao Sindilojas de Novo Hamburgo.

O Sr. Gerson Burmann (PDT) – V. Exa. permite um aparte? (assentimento do orador)

Saúdo o presidente da Assembleia Legislativa, deputado João Fischer, que também tem um vínculo muito grande com toda a região e com Novo Hamburgo; o presidente do Sindilojas Novo Hamburgo, Remi Scheffler; a prefeita de Sapiranga, Corinha Molling; o representante da Associação Gaúcha do Varejo, Vilson Noer; e, de modo todo especial, o deputado Lucas Redecker, que oportuniza a esta Casa homenagear os 65 anos do Sindilojas Novo Hamburgo.

É preciso reconhecer que toda a região de Sapiranga e Novo Hamburgo abraça um pouquinho cada parte de nosso Estado, porque foram muitos os que se deslocaram para essa região atraídos inicialmente pela questão do calçado e, depois, no comércio varejista, acabaram ocupando espaços importantes e construindo ali suas vidas.

Nós, que viemos da Região Noroeste, temos muito a agradecer a Novo Hamburgo, a Sapiranga e a toda essa região por acolher a nossa gente que se deslocou em busca de emprego, sustento e futuro da família.

Acima de tudo, o Sindilojas realiza um trabalho em prol do desenvolvimento não só de Novo Hamburgo, mas de todo o Estado do Rio Grande do Sul. Isso faz com que Novo Hamburgo seja pujante, desenvolvido e um exemplo para os demais Municípios do nosso Estado.

Deputado Lucas Redecker, queremos cumprimentá-lo pela iniciativa de trazer esse tema ao debate e por prestar homenagem a toda esta região. Parabéns!

O Sr. Jorge Pozzobom (PSDB) – V. Exa. permite um aparte? (assentimento do orador)

Antes de iniciar a sessão, deputado Lucas Redecker, ainda perguntei-lhe o que falaria a respeito do nosso Sindilojas.

Quero resumir o seu sentimento com a palavra amor, o amor que V. Exa. tem pela cidade de Novo Hamburgo. Quem ama a cidade, por consequência ama o nosso Sindilojas.

Em nome da nossa bancada, dos deputados Pedro Pereira, Zilá Breitenbach, Adilson Troca e Elisabete Felice, parabenizo V. Exa. por esta justa e necessária homenagem aos 65 anos do nosso Sindilojas Novo Hamburgo.

Saúdo o deputado João Fischer, presidente dos trabalhos; a prefeita de Sapiranga, Corinha; o Remi, presidente voluntário do Sindilojas, porque não é remunerado – e estão presentes vários bombeiros voluntários, que também não são remunerados.

O trabalho do Sindilojas é feito da mesma forma, com amor, coragem e determinação. O amor que V. Exa. externa à cidade de Novo Hamburgo, o presidente externa ao Sindilojas.

Saúdo o Vilson Noer, nosso grande líder, grande amigo, grande professor, grande orientador, que veio a esta Casa exigir que acabássemos com o tributo que tinha problema de ordem legal, o chamado imposto de fronteira. A nossa luta continua e está registrado nesta Casa o trabalho, o empenho e a dedicação de Vilson Noer.

A nossa Constituição Federal abre as portas no seu artigo 1º: A República Federativa do Brasil, formada pela união indissociável dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em estado democrático de direito e tem como fundamentos: (…) IV – os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.

Já está garantida na Constituição Federal a livre iniciativa, mas é necessário ter um sindicato para garantir a liberdade e o valor da livre iniciativa.

O presidente Ademir da Costa, do Sindilojas de Santa Maria, que tem um ano a menos, 64 anos, pediu que transmitisse parabéns ao Sindilojas Novo Hamburgo, desse um abraço ao deputado Lucas Redecker e dissesse que, mais do que nunca, a unidade do Sindilojas Novo Hamburgo faz a diferença.

Temos um lema: a união faz a força e a nossa força faz a diferença. Parabéns a todos. (Não revisado pelo orador.)

O SR. LUCAS REDECKER (PSDB) – Agradeço o aparte ao deputado Jorge Pozzobom, da nossa bancada, e aos demais deputados que se manifestaram representando suas bancadas.

Com esta homenagem, a Assembleia Legislativa reconhece a importância de tudo que fez o Sindilojas ao longo da história para o desenvolvimento de Novo Hamburgo, Campo Bom, Sapiranga, Nova Hartz, Araricá, tornando-se sinônimo de credibilidade competência e liderança.

Organizar este sindicato foi uma atitude corajosa e visionária. Foi uma grande conquista ter chegado até aqui. Seus organizadores foram além da criação de um sindicato, lutaram pela capacitação dos colaboradores sem esquecer dos projetos de responsabilidade social. É uma história construída por muitas mãos, cujo sucesso se deve a um trabalho sério e competente.

Fico muito feliz de homenagear o Sindilojas, que está presente na minha cidade, Novo Hamburgo, na Rua Lima e Silva – e o deputado João Fischer é um dos representantes do Município –, mas estende também a sua representação a Campo Bom, Sapiranga, Nova Hartz e Araricá. Sua condição de representatividade coletiva faz com que tenha mais força, mas também mais responsabilidade, principalmente de capacitação, trabalho que o Sindilojas faz hoje com muita qualidade.

O comércio de Novo Hamburgo hoje é referência, está sempre à frente das novidades relacionadas inclusive a tecnologia e evolução e as pessoas são bem atendidas. O Sindilojas tem essa responsabilidade e também responsabilidade social.

Enquanto conversávamos na sala da presidência, lembrei que em 2004, quando concorri a prefeito de Novo Hamburgo, o Sindilojas levava seu pleito aos candidatos, independentemente de partido político e de quem estava à frente ou atrás nas pesquisas, e deixava muito claro aquilo que entendia ser bom para o futuro e o desenvolvimento da cidade de Novo Hamburgo e da região.

Essa responsabilidade que o Sindilojas tem com a cidade de Novo Hamburgo e que estende às cidades da região, na condição de representante do Vale dos Sinos, nos deixa muito confortáveis, pois a nossa cidade e a região, no que dependerem da entidade, estão em boas mãos, em condições de desenvolvimento progressivo, constante, pontual.

Fico muito honrado em parabenizar o Sindilojas Novo Hamburgo pelos seus 65 anos. São 65 anos formando muitos comércios, muitas empresas, ajudando os estabelecimentos. Se não fosse o empenho, a dedicação e a parceria que o Sindilojas tem com seu associado, talvez muitos não estariam mais de portas abertas.

Prestamos esta homenagem ao atual presidente e a todos os presidentes anteriores que, de uma forma ou de outra, deram a sua contribuição em momentos econômicos diferentes, algumas vezes em condições adversas e outras vezes em condições mais favoráveis. Principalmente o setor coureiro-calçadista impulsionou de fato o desenvolvimento da região, mas as dificuldades enfrentadas também fizeram com que tivéssemos de nos reinventar para conseguir a sobrevivência e manter as famílias na cidade de Novo Hamburgo.

A cidade de Novo Hamburgo hoje tem uma referência, que é o Sindilojas. Registro a alegria e a felicidade que tenho de contribuir com esta homenagem.

Agradeço ao Sindilojas por ser um agente importante para o desenvolvimento dos Municípios do Vale dos Sinos. Parabenizo a direção do Sindilojas aqui presente, colaboradores e associados por esta trajetória.

Vida longa ao Sindilojas e que venham os próximos 65 anos!

Muito obrigado. (Não revisado pelo orador.)