O SR. LUCAS REDECKER (PSDB) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados:

Saúdo os telespectadores da TV Assembleia, o amigo Beto e a todos que nos acompanham.

O deputado Frederico Antunes trouxe à tribuna um assunto importante e fez uma breve avaliação do governo Tarso Genro.

Também venho falar sobre um assunto importante, vinculado à segurança pública. No dia 21 de fevereiro de 2013, ocorreu a 23ª Interiorização do Governo do Estado no Município de São Francisco de Paula.

Naquela ocasião, o governador Tarso Genro reuniu os Municípios da região e divulgou diversos investimentos que seriam feitos, como ocorre e ocorreu nas interiorizações feitas pelo governo do Estado.

Pois bem, num dos diversos anúncios que foram publicados – eu abri o site da Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos do Estado – consta uma grande publicidade do que foi realizado.

Na área de planejamento diz que, a partir da Consulta Popular, foram entregues quatro viaturas pick uppara a Brigada Militar dos Municípios de Picada Café, Gramado, Canela e São Francisco de Paula, que também recebeu um caminhão com equipamento para perfuração de poços. Pois bem, dia 21 de fevereiro foram feitas essas entregas.

Essa semana estive no Município de Picada Café, que até hoje não recebeu a viatura que foi anunciada e entregue, simbolicamente, pelas mãos do governador Tarso Genro, em São Francisco de Paula.

Ou seja, o Município de Picada Café recebeu o anúncio, recebeu a entrega simbólica, mas não recebeu a viatura.

Após isso, entramos em contato com o governo – agradeço ao secretário Michels por nos receber muito bem, como todas as vezes foi muito simpático –, mas ainda não conseguimos saber para onde foi a viatura. Ou melhor, por que ela não foi entregue. Na medida em que o governo anunciou a entrega da viatura, fez-se a entrega simbólica com foto, com assinatura, encaminhando um ofício para o Município dizendo que enviou, é sinal que a viatura deveria lá estar – e não está.

Posteriormente fui me informar. A Brigada Militar do Município recebeu um comunicado dizendo que levassem a viatura para revisão depois de tanto tempo. Só que a viatura não estava no Município, mas para o comando da Brigada Militar constava como se tivesse sido entregue para o Município de Picada Café.

Até o presente momento não tivemos a entrega da viatura pick up para o Município de Picada Café, conforme anunciado pelo governo do Estado.

Também conversei com lideranças do governo, que até agora não nos deram uma resposta convincente sobre o que ocorreu e quando essa viatura será entregue.

Pergunto se isso ocorreu só com essa viatura ou com tantas outras viaturas, com tantos outros anúncios que foram feitos na interiorização. Ocorreu como a divulgação do pagamento do piso? O que houve com essas questões?

A prefeita de Picada Café nos pediu que intercedêssemos nesse sentido, e a comunidade desse Município vem pressionando a prefeita, pensando que lá existe algo. Mas, na realidade, não há! Falta um comprometimento por parte do governo Tarso Genro de, ao anunciar algo, ao bater a foto, ao assinar a entrega de alguma coisa, cumprir o prometido. É aquele velho ditado: Vende, mas não entrega.

Ninguém sabe por que não chegou essa viatura, que é de extrema importância, pois trata-se de um Município que tem um turismo muito grande, numa região produtiva para o pequeno agricultor. É um Município com muitas ligações pelo interior com estradas de chão e que precisa do deslocamento de uma viatura. Esse recurso é proveniente da Consulta Popular, mas não tivemos a sua entrega.

Solicito à base do governo que possa interceder junto ao governador, de forma que S. Exa. se responsabilize ao chegar a um Município e fazer o anúncio de uma entrega. Temos de ter responsabilidade, porque, na outra ponta, há uma comunidade esperando receber o que foi anunciado pelo governo.

Espero que possa ter responsabilidade neste caso e em tantos outros. E que se tomem as providências cabíveis nesse sentido. Muito obrigado. (Não revisado pelo orador.)