O Sr. Lucas Redecker (PSDB) – V. Exa. permite um aparte? (assentimento do orador) Com a anuência do orador, cumprimento o presidente, deputado Alexandre Postal; o secretário-geral do Ministério Público, procurador de justiça Julio Cesar Finger, que neste ato representa o procurador-geral de justiça, Dr. Eduardo de Lima Veiga; o colega que propõe este grande expediente, deputado Luciano Azevedo, e os demais parlamentares desta Casa; e o meu ex-colega de partido e grande amigo de meu pai, o ex-deputado Valdir Andres – é um prazer imenso tê-lo conosco.

Cumprimento V. Exa., deputado Luciano Azevedo, pelo seu grande expediente, que enfoca a bicicleta como alternativa real de transporte público. Já está claro o que estamos perdendo, em termos de avanços nas áreas ambiental e de saúde, para outras cidades e outros países que investem na utilização de bicicletas.

Tive a oportunidade de conhecer as cidades de Londres, Paris e Amsterdã, que investem no uso de bicicletas. Há uma confiança por parte das pessoas, que alugam uma bicicleta em determinado canto da cidade, transitam com ela o dia inteiro e podem devolvê-la em outro bairro específico. Com isso, reduz-se o trânsito de veículos nessas metrópoles.

Quem anda por Porto Alegre ou por algumas das nossas outras grandes cidades observa, no dia a dia, que às vezes é ultrapassado por um ciclista e não consegue mais alcançá-lo, tendo em vista o grande volume de tráfego existente em nossas vias. A utilização da bicicleta vale, acima de tudo, pelo investimento que representa nas pessoas, na sua saúde.

O custo ambiental e a geração de gases poluentes são muito menores quando fazemos uso de bicicletas. O aumento dessa utilização, no entanto, vai depender dos investimentos oriundos dos Municípios e dos Estados.

Esse é um debate que precisa ser trazido ao Parlamento do Estado. Muitos deputados já levantaram essa questão aqui dentro, e parabéns a V. Exa. por trazer a questão à tona novamente. Estamos às vésperas da realização da Copa do Mundo, ocasião em que o mundo inteiro estará olhando para Porto Alegre e para o Rio Grande do Sul; precisamos, assim como outros lugares do mundo, dar o exemplo de cidade ecologicamente correta, de uma população que pensa no futuro do meio ambiente.

Em nome da bancada do PSDB, digo a V. Exa. que somos parceiros nesta causa.