upload-20150830151211img_8171_
Os governadores José Ivo Sartori e Geraldo Alckmin participaram neste domingo (30) da assinatura de protocolo de intenções para troca de experiências e cooperação técnica entre as secretarias de Agricultura do Rio Grande do Sul e de São Paulo. O encontro ocorreu na Casa Branca, a sede do governo do Estado na Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, participou do ato e acompanhou os governadores na visita ao parque.

O documento, assinado também pelos secretários da Agricultura do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, e de São Paulo, Arnaldo Jardim, prevê o intercâmbio de informações, pessoal, experiências e materiais para o aprimoramento do setor agropecuário. Também estão previstas políticas públicas conjuntas para o setor, integração técnica e científica entre instituições públicas dos dois estados, além de programas de extensão rural e de integração entre campo, floresta e meio ambiente. O acordo ainda projeta intercâmbio de conhecimentos para um programa de gestão de água e solo voltado à melhoria da produção de grãos e para ações de defesa agropecuária, entre outros.

Para o governador José Ivo Sartori, o caminho para a superação do atual momento que vive o Brasil está na cooperação entre os estados. Sartori propôs que essa parceria se transforme em “símbolo para toda a área agrícola do país”, para que estados e municípios voltem a crescer. “Chegou a hora de dialogarmos juntos, sem querer um vencer o outro, porque estamos comprometidos com a redução da guerra fiscal do nosso pais”, afirmou Sartori.

O setor agropecuário, conforme lembrou o secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, é “a principal engrenagem da economia brasileira”. O secretário sugeriu que a cooperação na área de defesa animal sirva de exemplo para que outros estados também se integrem nesse trabalho.

O governador Geraldo Alckmin chamou a atenção para a importância do setor que, neste momento, “está preservando o emprego no Brasil”. “Portanto, é hora de redobrarmos o trabalho e apoiarmos os empreendedores”. O governador de São Paulo lembrou, ainda, a tradição cooperativista do Rio Grande do Sul, que permite ao pequeno agricultor agregar valor ao seu produto e conquistar mercado.

Após a assinatura do protocolo, os governadores Sartori e Alckmin, as primeiras-damas Maria Helena Sartori e Lu Alckmin e secretários de governo dos dois estados, além de deputados, passearam pela feira e almoçaram da Casa da Farsul na Expointer.