O deputado estadual Lucas Redecker se manifestou na tribuna da Assembleia Legislativa acerca dos protestos que vem ocorrendo em todo o país nos últimos dias. Para Redecker, a sociedade está cansada e dizendo um basta às instituições, à classe política e aos governos. “Prioridades erradas são elencadas por governos independentemente de partido político. Enquanto isso, alternam-se as eleições, e as necessidades continuam sendo as mesmas. Essa é a maior dificuldade. E é isso o que notamos nas ruas”, afirmou. Redecker considerou as manifestações legítimas e importantes, mas condenou a depredação. 

Redecker destacou a incoerência e a inversão dos valores com relação a diversas situações. “As pessoas falam sobre o Renan Calheiros, o Collor e do José Dirceu. Falam do mensalão, que ainda ninguém foi preso. São essas as manifestações que escutamos. Também sobre o perdão das dívidas de países africanos, com ditadores que foram perdoados pelo nosso País. Muitas vezes valores são concedidos a outros países, deixando de serem investidos nas próprias necessidades do Brasil. É o caso da construção de um aeroporto em Cuba, enquanto que a construção do Aeroporto 20 de Setembro está sendo debatida aqui”. 

O parlamentar ainda destacou os exorbitantes gastos que giram em torno da Copa do Mundo. “Vejamos o exemplo do Mané Garrincha, que inicialmente começou com uma previsão de 697 milhões de reais e acabou com 1 bilhão e 80 milhões de reais. São 337 milhões de reais a mais em apenas um estádio, mais 200 milhões no Maracanã, mais tanto em outro estádio. E as obras de infraestrutura? E o investimento em educação e na nossa saúde?”, questionou. E complementou: “A Copa é bem-vinda, é importante para o Brasil, trará desenvolvimento e colocará o nosso País na vitrine do mundo, mas o que deixa as pessoas perplexas e pasmas são as nossas necessidades frequentes e imediatas. Basta sair de casa para vermos que as necessidades do Brasil não mudam.” 

Por fim, Redecker afirmou que não quer condenar apenas um governo. “É um desgaste de toda a classe política. É uma sucessão de governos que vêm errando, e as pessoas legitimamente estão se manifestando. Apoiamos quem se manifesta de maneira ordeira, quem se manifesta de maneira correta, como fizeram em muitos lugares ontem pessoas que foram para a rua manifestar seu ponto de vista. E isso tem, sim, que ser avaliado por este Parlamento. É um movimento que mostra para nós, políticos, para os Poderes, para todos os que constroem o dia a dia da sociedade, que temos de mudar”.